Já decidiu para quem vão os 0,5% da consignação do IRS? Nós damos uma ajuda nesta escolha

A entrega da declaração do IRS começou ontem em Portugal e prolonga-se até 30 de Junho. Ao preencherem o Modelo 3 no Portal das Finanças, os portugueses podem contribuir com 0,5% do seu imposto para uma associação à escolha. A doação não tem qualquer impacto no benefício fiscal nem custos associados e permite às organizações continuarem a desenvolverem as suas missões.

Numa lista de grandes dimensões, seleccionar a instituição que se quer ajudar pode ser difícil. Para facilitar, deixamos em baixo algumas das campanhas que apelam precisamente à sensibilidade dos contribuintes e que podem desempatar no momento de decisão.

Cáritas

A agência TTouch foi a responsável pela campanha que, aproveitou o eterno dilema que as pessoas sentem para escolher a causa que vão apoiar. Sendo a Cáritas uma rede tão grande, que apoia tantas causas e tantas pessoas, é como se os contribuintes não tivessem de escolher. Ao fazerem a cruz nesta organização é como se estivessem a ajudar toda a gente, diz a equipa criativa. O NIF é 500 291 756.

Girl Move Academy

A Girl Move Academy, organização portuguesa sediada em Moçambique com actuação à escala internacional. Tendo como protagonistas as Girl Movers 2022 e sob o mote “Por mais mulheres como eu”, a campanha pretende incentivar a que os contribuintes portugueses façam um “investimento” seguro. O NIF é 513976191.

Associação Salvador

No ano em que assinala 20 anos de trabalho junto das pessoas com deficiência, a Associação Salvador quer transportar os portugueses para o seu imaginário de criança, desafiando-os a recordar os seus sonhos mais antigos… Será que estes seriam concretizáveis se estivessem numa cadeira de rodas?

A Associação Salvador contou com o apoio da Casper Films para produzir uma campanha que conta histórias reais, com pessoas reais. O NIF é 506 723 364.

Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro lança uma campanha com o mote “Ligue mais ao que é realmente importante”, e novamente com o apoio de Ricardo Araújo Pereira como embaixador. «Ao doar uma parte do seu IRS (que, de outra forma, será entregue ao Estado), está a canalizar parte dos seus impostos para as atividades de apoio ao doente oncológico e cuidadores, ações de prevenção e diagnóstico precoce do cancro e de apoio à formação e investigação em oncologia», diz, em comunicado, o presidente da Direcção da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Francisco Cavaleiro de Ferreira. O NIF é 500 967 768.

Café Joyeux

O Café Joyeux e a Associação VilacomVida proporcionam um futuro laboral a jovens-adultos com dificuldades intelectuais. A campanha é protagonizada por Carolina Deslandes, o objetivo é mostrar que é possível ajudar a fazer a diferença, apoiando, sem custos, quem mais precisa. Apelando à solidariedade de todos, a cantora pretende aproximar o público da diferença, para que um dia, esta deixe de o ser. O NIF é 514 199 784.


Instituto de Apoio à Criança

A Mustard assina a campanha “O seu IRS deixa-os mais perto de um futuro” do Instituto de Apoio à Criança, que expressa a importância do donativo na vida das crianças. O NIF é 501 377 662.

Fundação do Gil

“Dilemas” é o mote da campanha criada pela Coming Soon para a Fundação do Gil, que incentiva os portugueses a doarem 0,5% do seu IRS à associação, para que esta possa garantir bolsas sociais para tratamento psicológico a centenas de crianças. O filme conta com a participação de Luísa Sobral, que assina a autoria da música do trabalho publicitário. O NIF é 504 729 292.

Make-A-Wish

“Há um quadrado mágico capaz de realizar desejos – e está no seu IRS!” é o mote da campanha da Make-A-Wish, que encontra no Zé Maria, no Diogo e na Eva os protagonistas. Criada pela Nervo, a aposta publicitária incentiva os portugueses a darem 0,5% do seu IRS à associação. O NIF é 509 196 853.

Ajuda de Berço

A campanha da Ajuda de Berço dirige-se em particular aos contabilistas, que tendo o poder de consignar o IRS dos seus clientes, podem ajudar a fazer a diferença na vida das instituições de solidariedade social. Esta iniciativa pro-bono partiu da agência Stream and Tough Guy e conta com a parceria da Arena Media, NEI e Corpcom, e com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados. O NIF é 504 296 442.

Associação Novamente

A Associação Novamente tem como objectivo apoiar traumatizados crânio-encefálicos e as suas famílias, numa missão de melhorar a qualidade de vida de quem sofre deste tipo de traumatismo ao longo da vida. A campanha em vigor incentiva os portugueses a consignarem 0,5% do seu IRS para ajudar a instituição. O NIF é 509 310 354.

Associação Acreditar

Empenhada em ajudar as crianças diagnosticadas com cancro, a Associação Acreditar pede a ajuda dos portugueses para continuar a sua missão. A campanha, que tem como mote “0€ é quanto custa ajudar”, foi criada pela Tux&Gill e conta com a participação da banda HMB e da cantora Carminho. O NIF é 503 571 920.

Associação Meritis

A Meritis é uma associação sem fins lucrativos que ajuda a concretizar sonhos através do apoio a jovens talentos com carreiras promissoras em diversas áreas – ténis, surf, vela, judo, artes marciais, ginástica, ballet, karting, entre outros. Pedro Couceiro, Rui Veloso, José Couceiro e Filipe Albuquerque são alguns dos fundadores desta instituição, que “vestem a camisola”, entre outras figuras públicas tais como a catriz Ana Brito e Cunha, a realizadora Ana Rocha, o judoca medalhado olímpico Nuno Delgado, o apresentador Pedro Fernandes ou o comediante Nilton, que este ano voltam a juntar-se e a apoiar a Meritis. O NIF é 510 749 526.

Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa registou um aumento de 74% no número de pedidos de ajuda de famílias em grande situação de vulnerabilidade. Como tal, apela à doação de 0,5% do IRS dos portugueses, para que possa prestar auxílio com cuidados básicos e de primeira necessidade. O NIF é 500 745 749.

Fundação Infantil Ronald McDonald

“Ajude-nos a construir uma nova Casa no Hospital” é o mote da campanha da Fundação Infantil Ronald McDonald, que pretende angariar fundos para a construção do novo Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), na Amadora, destinado a apoiar as famílias com crianças em tratamento neste hospital. O NIF é 510 093 680.

Ser Solidário (MB Way)

A SIBS está a promover o apoio às instituições solidárias presentes no “Ser Solidário” do MB Way, através do reforço da importância da consignação do IRS. Na página criada para facilitar este processo e dar a conhecer cada uma das instituições, os portugueses poderão encontrar todas as informações sobre as diversas associações que constam no “Ser Solidário” e o respectivo NIF.

APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger

APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger é uma IPSS que promove o apoio e a integração das pessoas com Síndrome de Asperger de forma a favorecer as condições necessárias para uma vida autónoma e mais digna. Em conjunto com a Shortfuse – Empresa de Audiovisuais e uma equipa de actores, a associação lança uma campanha que desconstrói casos reais que ocorrem no seio do quotidiano de pessoas com Síndrome de Asperger (SA), apelando à consignação do IRS. O NIF é 506 596 150.

 

Associação Sara Carreira

A Associação Sara Carreira adquiriu recentemente o Estatuto de Utilidade Pública, permitindo aos portugueses consignar 0,5% do seu IRS à instituição que apoia o talento de crianças e jovens que nem sempre têm a oportunidade de brilhar, dando-lhes a possibilidade de vingar nas áreas que pretendem seguir as suas carreias profissionais. O NIF é 516 369 652.

Angel Portugal

A campanha de consignação do IRS da Angel Portugal tem como objetivo aumentar a verba disponível para apoiar a comparticipação de terapias e programas essenciais ao aumento da qualidade de vida de pessoas com Síndrome de Angelman e respetivas famílias.

 

Capiti

A Capiti dá apoio a crianças e jovens de famílias carenciadas com problemas do desenvolvimento e do comportamento, através de clínicas parceiras, para terem acesso a acompanhamento médico e terapêutico. A campanha de IRS é da autoria da Uzina e produzida pela Playground. O NIF é 507 444 515.

 

Aldeias de Crianças SOS 

A campanha de consignação do IRS das Aldeias de Crianças SOS pretende melhorar as condições de vida de cerca de 530 crianças, jovens e famílias em Portugal. O NIF é 500 846 812.

Artigos relacionados