A nova garrafa da EPAL tem mão de arquitecto e quer pôr os portugueses a beber água da torneira

A EPAL tem uma nova garrafa, desenhada pelo arquitecto Eduardo Souto Moura, que tem como objectivo promover o consumo de água da torneira. Chamado de Alma Mater, o recipiente “presta homenagem à abundância da Mãe Natureza, ao ciclo da água, ao ciclo da vida, à transformação por que tudo passa, sensibilizando para a necessidade da circularidade das nossas acções e comportamentos”.

Esta garrafa junta-se a uma outra lançada em 2017 e que deu o mote a esta iniciativa. Além disso, em Novembro de 2021 a Empresa Portuguesa de Águas Livres criou o Jarro Pura, para mostrar que, tal como o vidro, a água tem a “característica de não esconder, de se expor, de se mostrar e de se revelar, deixar-se atravessar pela luz, não ocultando o que está atrás de si”.

Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, afirmou, no evento de apresentação da nova garrafa, que «1993 apenas 50% da população portuguesa tinha acesso a água potável e apenas 28% tinha acesso a saneamento básico. Mas com o trabalho desenvolvido, atualmente, 99% dos portugueses têm acesso a água potável e 85% ao saneamento básico». O representante acrescentou ainda que os números «contam uma história de sucesso e a qualidade da nossa água, conta uma história bonita sobre Portugal».

A Alma Mater está a ser comercializada pelo valor de 70 euros e pode ser adquirida no Museu da Água da EPAL, Mãe d’Água das Amoreiras, Aqueduto das Águas Livres e Lojas EPAL.

Artigos relacionados