Pitagórica cria acordo luso-brasileiro para cooperação em estudos de mercado e opinião pública
A portuguesa Pitagórica e o IPESPE – Instituto Brasileiro de Pesquisas Sociais, Políticas e Económicas assinaram um protocolo de cooperação técnica, académica e científica na área dos estudos de mercado e de opinião.
O acordo prevê “a execução e divulgação conjunta de estudos e projectos de investigação no âmbito dos domínios científicos interdisciplinares”, formalizando o que será a criação de uma “base de conhecimento” luso-brasileira na área dos estudos de mercado e de opinião. O documento permite também o intercâmbio de investigadores entre as duas entidades na realização de projectos específicos.
«É uma enorme satisfação trabalhar com uma das mais prestigiadas empresas portuguesas desta área, e um avanço relevante que irá beneficiar empresas e instituições em ambos os países», diz, em comunicado, Marcela Montenegro, directora executiva do IPESPE.
Com este protocolo, as duas empresas, que já trabalham nos vários mercados de línguas portuguesa, passam a partilhar benchmarks internacionais nos diferentes sectores, com especial destaque para estudos sobre as relações económicas, políticas e institucionais entre os dois países, e para as métricas de satisfação dos clientes e outros índices de mercado.
Isto significa que os clientes de ambas as empresas vão poder beneficiar de métricas e índices comparados com outros países e mercados, ganhando uma perspectiva mais ampla para os dados produzidos. «Os nossos clientes têm tudo a ganhar com a criação desta base internacional de conhecimento. Temos todos muito a aprender», partilha Alexandre Picoto, administrador da Pitagórica.