Roche tem 60 mil euros para ideias que promovam a cidadania em saúde
Já arrancou a 9.ª edição das Bolsas de Cidadania, um projecto desenvolvido pela famacêutica Roche que visa financiar projectos e ideias de associações de doentes e outras ONG’s, num valor total de 60 mil euros.
O projecto Bolsas de Cidadania tem como objectivo premiar projectos que “fomentem a participação dos cidadãos nos processos de decisão em saúde, a informação dos doentes sobre os seus direitos, assim como a sua participação nas decisões individuais de tratamento”. As candidaturas para a edição deste ano já estão abertas no website da Roche e prolongam-se até 27 de Abril.
De acordo com a empresa farmacêutica, poderão candidatar-se projectos que cumpram os seguintes requisitos: informem os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de cuidados de saúde; incrementem a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde; contribuam para o incremento da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores em sociedade; promovam os ganhos em saúde dos cidadãos; e aumentem a literacia em saúde da população.
As candidaturas deverão “respeitar, obrigatoriamente, todos os requisitos que constam no regulamento da iniciativa, incluindo o preenchimento do formulário de candidatura”, explica a farmacêutica. A análise das candidaturas será feita por um júri independente, constituído por um mínimo de cinco elementos, sendo que serão atribuídas, no total, quatro bolsas com valores entre 5000 e 20 mil euros
Desde 2015, as Bolsas de Cidadania já financiaram mais de 45 projectos, num valor total que supera os 450 mil euros.