Fundação Ageas reforça aposta na filantropia
25 anos depois do seu nascimento, a Fundação Ageas tem uma nova imagem e posicionamento estratégico, renovando a sua abordagem à filantropia.
O caminho da Fundação Ageas tem sido marcado pelo apoio a comunidades vulneráveis, através de iniciativas de voluntariado e de uma política de apoio solidário a entidades da economia social. Através da sua intervenção, a Fundação foi aprofundando o seu impacto em diversas áreas da sociedade portuguesa, mas recentemente decidiu inovar na sua abordagem, repensar o seu foco temático e criar uma política de apoio à escalabilidade de projectos de impacto social.
A nova estratégia abrange três grandes áreas: Saúde, Envelhecimento e Exclusão social. Para concretizar a sua acção no terreno, a Fundação actuará em quatro grandes eixos: voluntariado corporativo e cidadania activa, capacitação (de entidades e indivíduos), investimento social e investimento de impacto.
Parceria com TTouch
A nova imagem da Fundação Ageas, feita em colaboração com a agência criativa TTouch, baseia-se numa rede gráfica colorida, flexível, mas robusta, que simboliza a comunidade de entidades e pessoas para a qual a Fundação trabalha, tais como entidades do terceiro sector, start-ups de impacto, incubadoras, sociedade civil e, ainda, todo o universo de colaboradores que integram o Grupo Ageas Portugal.
No novo logotipo existe o elo que está repleto de significado. Uma simbologia gráfica que materializa a ligação entre a marca e a sua essência: “Liga a marca ao seu ADN, o Grupo a que pertence; liga a Fundação ao mundo, através da multiplicação destes elos, que unidos uns aos outros constroem uma evolução dinâmica de caminhos, ligações, redes, pontes, soluções”, explica a marca.
João Machado, Presidente do Conselho de Administração, assegura que «já era tempo de mostrar a todos/as a estratégia definida em 2021 e a nova imagem da Fundação Ageas. É através deste rebranding que procuramos desenhar uma nova abordagem à filantropia, com vista a apoiar novas e impactantes soluções, o que nos possibilite agir para a inovação, capacitar para a transformação e ousar para o impacto. Dinâmicas, processos, governance, mentalidade… muitas destas dimensões sofreram alterações, mas talvez as mais significativas sejam ao nível do foco em três problemas (saúde, envelhecimento e exclusão social) nos quais nos queremos tornar cada vez mais especialistas e colocando em destaque o investimento de impacto.»