O consumidor português compra mais online e gasta um valor médio de 36,2 euros
O número de pagamentos efectuados pelos portugueses aumentou 30%, entre Março de 2022 e Fevereiro de 2023, sendo o valor médio por compra registado de 36,2 euros. Este crescimento é superior nos pagamentos online do que nos pagamentos em lojas físicas.
Os dados são da SIBS que revela o perfil do consumidor nacional e os padrões de consumo. De acordo com a análise, o crescimento em número de operações no online situou-se nos +46%, enquanto nas lojas físicas ascendeu aos +27%.
Em relação ao método de pagamento no online preferido pelos consumidores portugueses, destaca-se o MB Way, que registou um crescimento, entre os dois períodos analisados, superior a 90% em número.
A infografia evidência o crescimento em todo o território nacional ao nível dos pagamentos online, tendo o maior número médio de pagamentos online por consumidor (considerando a proxy de cartão) nos últimos 12 meses registado um maior aumento em Lisboa (8,5 pagamentos por consumidor), Setúbal e Porto (7,2), Coimbra (7,1) e Braga (6,4).
Analisando a variação entre os dois períodos em análise conclui-se que o crescimento dos pagamentos online não é exclusivo dos consumidores mais urbanos, mas está presente em todo o território nacional com os maiores crescimentos em número a registarem-se em Portalegre (+73%), Bragança (+62%), Região Autónoma da Madeira (+58%), Região Autónoma dos Açores (+58%) e Coimbra (+56%).