SCORING realiza barómetro empresarial “Perspetivas das PME para 2023”
MARKETEER CONTENTSA SCORING, empresa de serviços nas áreas de gestão estratégica e financeira, de estudos de mercado e de formação, realizou o seu primeiro barómetro empresarial – “Perspetivas das PME para 2023” –, sobre dinâmica dos negócios, inovação, emprego, fundos comunitários, ESG, transformação digital e inflação, entre outros, através do qual pode apurar a opinião de cerca de 550 empresas. Os resultados revelaram grande otimismo, no que respeita a negócios, a novos recrutamentos e a formação e motivação dos colaboradores.
“Não há dúvida de que as pequenas e médias empresas (PME) portuguesas estão mais resilientes e preparadas para enfrentar dificuldades e agarrar oportunidades, o que se reflete no espírito empresarial e de equipa e nos resultados”, afirma Carlos Gouveia, CEO da SCORING.
E continua: “Através das mais de 500 respostas válidas, sobretudo de CEO, gestores e empreendedores, os resultados deste barómetro da SCORING deixam claro que a pandemia ficou para trás e que as empresas estão muito focadas em desenvolver as suas atividades, contando, sobretudo, com os seus pontos fortes, mais do que com eventuais oportunidades externas.”
Os resultados do barómetro empresarial – “Perspetivas das PME para 2023” mostram, entre outros dados, que os efeitos da covid-19 já passaram e os da guerra não afetaram a dinâmica empresarial das empresas; e que as PME portuguesas perspetivam 2023 como um ano de crescimento do volume de negócios.
As respostas ao inquérito revelam que mais de 45 por cento das PME acredita que o mercado onde atua vai crescer; e que mais de 60 por cento considera realizar investimentos na área de Marketing e Vendas para os mercados internos, contra 25 por cento que irá investir no mercado da exportação.
Para assegurar este crescimento, mais de metade das empresas respondeu que, em 2023, vai lançar novos serviços e/ou produtos. Além disso, muitas PME afirmaram que vão fazer uma aposta nos recursos humanos, de forma a reforçar as suas equipas, tendo como investimento prioritário a formação e a motivação dos colaboradores. Está também no topo da agenda para 2023, o investimento na sustentabilidade/ESG (Environment, Social and Governance) e na Transformação Digital/TI.
No que respeita aos apoios do Estado, os participantes do barómetro não consideram que a intervenção do mesmo para apoiar as PME seja uma oportunidade, sendo que 47,5 por cento das empresas respondentes consideram mesmo que os projetos e investimentos públicos são irrelevantes. Para 40,5 por cento, têm baixa relevância.
Relativamente a potenciais ameaças, dada a conjuntura de 2022, as empresas identificam a inflação, a instabilidade internacional e os custos das matérias-primas como as principais ameaças para 2023, uma vez tratar-se de fatores que não conseguem controlar.
O barómetro empresarial “Perspetivas PME 2023”, foi realizado pela SCORING – Informação e Sistemas de Gestão, Lda., através de um inquérito enviado por e-mail a uma subamostra das PME portuguesas. No total, foram enviados 9.778 inquéritos, tendo sido registada uma taxa de resposta de aproximadamente 6 por cento. A amostra final é constituída por 543 elementos. A aplicação do inquérito decorreu entre os dias 15 e 27 de dezembro de 2022. A margem de erro da amostra é de 4,2 por cento, para um nível de confiança de 95 por cento.
Aceda aos resultados do barómetro em https://scoring.pt/blog/as-perspetivas-das-pme-para-2023/.