Rui Miguel Nabeiro: «As gerações mais jovens e as alterações climáticas são as prioridades da ICP»

Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, é o novo Presidente da organização sem fins lucrativos International Coffee Partners (ICP). A nomeação foi tornada pública ao final da manhã numa conferência de imprensa que decorreu em Lisboa, na Delta The Coffee House Experience.

O ICP é uma parceria pré-competitiva das principais empresas familiares europeias de café: Delta Cafés de Portugal, Franck da Croácia, Paulig da Finlândia, Joh. Johannson da Noruega, Löfbergs da Suécia, Lavazza da Itália, Neumann Kaffee Gruppe da Alemanha e Tchibo da Alemanha. A Delta Cafés juntou-se à ICP em 2018. « Somos concorrentes. Mas, antes disso, há um mundo inteiro de que fazemos parte. Estamos alinhados em termos de valores familiares, visão a longo prazo e todos vivemos e respiramos café todos os dias», garantiu o CEO do Grupo Nabeiro.

Sob a nova liderança de Rui Miguel Nabeiro, a ICP pretende aprofundar o seu trabalho em áreas estratégicas, impactar jovens agricultores e continuar a gerar conhecimento em torno das alterações climáticas. O reforço das parcerias será também um ponto fulcral nos próximos anos. A ICP propõe-se apoiar e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores de café, tornando-os mais competitivos e dotando-os de práticas sustentáveis.

Durante a conferência de imprensa, a presidente cessante, Kathrine Löfberg, presidente do Conselho de Administração da Löfbergs (Suécia), fez um balanço dos seus sete anos de mandato, destacando alguns desafios que o ICP enfrentou como a pandemia – «apesar das adversidades vividas pelas famílias, que já se encontravam numa situação vulnerável, verificámos que as que participaram nos projectos da ICP foram capazes de reagir e mitigar os desafios colocados pela pandemia»,  -, tempestades tropicais e o conflito na Europa.

Kathrine Löfberg lembrou ainda que, em 2021, a ICP celebrou o seu 20º aniversário. «A nossa experiência de 20 anos de ICP ensinou-nos a não olhar para a produção de café de uma forma isolada, mas para a agricultura familiar como um todo», refere. E acrescentou: «Adoptamos uma abordagem holística que inclui as gerações mais jovens, questões de género, actividades fora da exploração agrícola e a natureza.»

Kathrine Löfberg é a actual presidente da coffee&climate. Ou seja, Kathrine Löfberg e Rui Miguel Nabeiro irão continuar a trabalhar em estreita colaboração sobre estes temas comuns. «Estou feliz em passar a pasta ao Rui Miguel Nabeiro. Desejo boa sorte e estou ansiosa por trabalharmos juntos.»

Rui Miguel Nabeiro assegurou que nos cinco primeiros ano da Delta no ICP esteve a aprender para este cargo que agora assume. «Não haverá uma mudança, mas uma continuidade», garante.

Nos próximos anos, a ICP planeia continuar a desenvolver as suas actividades com foco específico nas gerações mais jovens e nas alterações climáticas. «As gerações mais jovens e as alterações climáticas são as prioridades da ICP. O nosso objectivo é dotar os mais jovens de ferramentas que lhes permitam explorar a agricultura e o café como pilares da sua subsistência», explana Rui Miguel Nabeiro, acrescentando: «Queremos que os jovens percebam que podem ter um futuro na exploração agrícola do café.» No que diz respeito às alterações climáticas, a ICP planeia reforçar ainda mais a iniciativa coffee&climate (c&c), que foi fundada pelos parceiros da ICP em conjunto com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) em 2010.

O objectivo da ICP é contribuir com know-how para estabelecer um sector cafeeiro sustentável em países estratégicos através da implementação de projectos de melhores práticas em comunidades de pequenos produtores de café. Desde 2001, a ICP já atingiu mais de 100 mil famílias de pequenos produtores em 13 países.

Rui Miguel Nabeiro partilhou com os presentes na conferência de imprensa que quando esteve no terreno, em Minas Gerais, no Brasil, percebeu a diferença real que a ICP faz na vida das pessoas. «Desde ensinar-lhes como ver informação na internet a como trabalhar com um Excel ou mesmo como e quando vender os produtos de maneira a obterem preços mais justos. São pequenas coisas que fazem uma diferença imensa na vida destas pessoas», assegura.

Texto de Maria João Lima

Artigos relacionados