Bar Ogilvy muda para o apelido materno e passa a chamar-se Bar Fairfield no Dia da Mulher
O apelido do pai é, por norma, aquele que define o nome dos descendentes. David Ogilvy não é excepção: filho de Dorothy Blew Fairfield e Francis John Longley Ogilvy, o publicitário seria o criador daquela que daria origem à actual consultora de comunicação Ogilvy.
A denominação vem do progenitor, mas é o apelido da mãe, Fairfield, que dá origem ao mote do novo projecto da Bar – “Em Nome da Mulher” – para a Penguin Random House.
Com o intuito de questionar a representação da mulher na sociedade, a editora vai lançar uma edição especial de livros onde nomes icónicos da literatura surgem irreconhecíveis nas capas com o apelido materno.
«Para acompanhar o lançamento da campanha, a agência decidiu adoptar o apelido da mãe de David Ogilvy durante a semana do Dia Internacional da Mulher. Os colaboradores vão também passar a usar os seus apelidos maternos nas assinaturas de e-mail», afirma Miguel Ralha Lopes, CEO da Bar Fairfield.
“Uma mudança de nome pensada para mudar mentalidades” é o mote deste projecto que, além de lançar esta edição especial, desafia os portugueses a alterarem o seu nome nas redes sociais para o apelido materno e a entrarem na conversa usando a hashtag #EmNomeDaMulher.