Tipografia criada por José Mendes premiada nos EUA

Há um português entre os vencedores dos The Horizon Interactive Awards, o festival dos EUA que distingue os melhores projectos para meios interactivos.

A tipografia da reportagem multimédia “Por ti, Portugal, eu juro!”, desenvolvida pelo designer português José Mendes para a revista digital Divergente, venceu a categoria de Melhor Uso de Tipografia, em sites de informação.

A investigação “Por ti, Portugal, eu juro!” está dividida em quatro capítulos e conta a história dos Comandos Africanos da Guiné, a única tropa de elite do Exército português composta, na íntegra, por militares africanos. «Inspirei-me na memória dos objectos com que cresci, no universo cromático do Portugal colonial, na geometria do desenho das divisas e, principalmente, nas fotografias a preto e branco lá de casa», explicou José Mendes, na newsletter de lançamento do terceiro capítulo de  “Por ti, Portugal, eu juro!”.

«O tipo de letra, pilar da identidade visual deste trabalho, apareceu-me como um flash na cabeça: já o tinha visto centenas de vezes em frases desenhadas com caracteres que pareciam feitos com fita-cola — ‘Devo-te a vida. Obrigado’; ‘Contra o inimigo, nós lutaremos’; ‘Isto foi a minha vida na Guiné’; ‘Juntos andámos’. As mesmas letras que se liam à entrada do Quartel do Batalhão de Comandos, em Bissau, com uma estrutura geométrica projectada, mas sem perder o carácter vernacular», completou o designer.

Na 21.ª edição dos The Horizon Interactive Awards estavam a concurso 650 projectos de 16 países.

Recorde-se que a investigação “Por ti, Portugal, eu juro!”, publicada ao longo do último ano e meio na Divergente, dará origem a um documentário. Para concluir o filme, a revista digital lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma PPL, no valor de 5000 euros. “Por ti, Portugal, eu juro!” tem estreia televisiva garantida num dos canais da  RTP, a partir de Outubro de 2024.

Artigos relacionados