A RadioGPT já chegou. Irá substituir a Rádio como a conhecemos?

Depois do Chat. A RadioGPT. Foi apresentada pela Futuri – a startup responsável pelo seu desenvolvimento – como a “primeira solução do mundo orientada por IA para conteúdos de rádio localizados” e já está a agitar águas nos Media.

A RadioGPT combina o modelo de linguagem GPT-3 do OpenAI com o sistema TopicPulse orientado por IA da Futuri. Procura no Facebook, Instagram, Twitter e mais de 250.000 outras fontes e plataformas um sem número de notícias que sejam relevantes, dados de meteorologia, relatórios de tráfego, além de que consegue partilhar informações sobre artistas a passar na rádio e desenvolver concursos de prémios para os ouvintes.

Assim que tem um número suficiente de dados e informações, a RadioGPT cria então um guião para a emissão. Emissão essa que é lida por vozes de Inteligência Artificial, podendo, para já, haver três vozes para programas.

Pedro Ribeiro, director de programas da Rádio Comercial, não tem qualquer dúvida que a plataforma «vai impactar» os meios, apesar de considerar ser ainda cedo para perceber que impacto será esse. O que defende é que a IA ainda «não consegue substituir personalidades, como os locutores de programas da manhã», mas pode ser relevante para outro tipo de programas com menor presença de voz.

Pedro Fernandes, locutor da RFM, partilha a mesma opinião ao defender que este tipo de produtos pode vir, para já, a «ocupar apenas o lugar de rádios online» – que no caso do Grupo Renascença são já várias. Mas, como diz, falta-lhe personalidade: «As pessoas ligam-se a pessoas, dão rosto às vozes. Hoje, espera-se muito mais do meio rádio, as pessoas querem ouvir histórias, ter feedback das suas, procura-se interacção. A RadioGPT, para já, parece uma espécie de rádio Wikipedia. No futuro, pode ser uma ameaça, mas depende da evolução».

Já Pedro Ribeiro é mais céptico, entendendo que «não será só a rádio que será afectada. Acredito que também vai interferir na publicidade ou na Tv», defende Pedro Ribeiro, segundo o qual internamente este e outros temas ligados a Inteligência Artificial estão a ser avaliados e estudados! «É inevitável, não vale a pena querer parar o vento com as mãos», diz.
Entretanto, a Alpha Media, operador de 207 estações de rádio, já fez saber que vai testar a RadioGPT nos EUA, enquanto no Canadá, a Rogers Sports & Media está a desenvolver um teste beta.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Artigos relacionados