Vinhos do Intermarché passam a ter pássaros nos rótulos. Vai deixá-los voar?
A Selecção de Enófilos, marca própria de vinhos do Intermarché, estreia uma nova imagem que pretende reforçar a aposta da insígnia na origem, no que é local e na sustentabilidade. Agora, cada rótulo mostra uma ave típica da região vinícola onde o vinho foi produzido.
O rebranding pretende reforçar a simbiose entre a viticultura e as aves, que são autênticos agentes biocontroladores, actuando no controlo das populações de insectos e pragas que podem afectar as plantações. Além disso, permite fazer uma ligação directa e imediata a cada região de vinho, através da ilustração de um pássaro típico dessa região. Chasco-cinzento (Dão), chapim-azul (Tejo), pintarroxo (Douro) e verdilhão (Alentejo) são apenas algumas das espécies de aves que agora “pousam” nos lineares das lojas Intermarché de todo o País.
A nova imagem foi desenvolvida pelo equipa interna do Intermarché, em parceria com a designer Ana Clemente. Ao todo, são quase 40 as referências de vinhos que ganham uma nova roupagem e que representam as principais regiões vinícolas de Portugal, como o Tejo, Lisboa, Dão, Alentejo, Bairrada, Douro, Palmela, Vinhos Verdes e Setúbal. Em breve, o Intermarché vai aumentar a sua garrafeira com o lançamento de uma gama de Vinhos do Porto e outra de vinhos da Beira Interior. De fora, por enquanto, ficam apenas o Algarve, Açores e Madeira.
«O rebranding é uma resposta à grande implantação regional do Intermarché. É um reposicionamento em que aceitamos que um dos principais factores para a escolha do consumidor é a região vinícola. Passamos essa informação de uma forma rápida e descomplicada em cada rótulo, onde através de pássaros das diversas regiões procuramos segmentar os diferentes vinhos», explicou Jorge Rosa, enólogo do Intermarché, numa apresentação aos jornalistas. «Outro dos factores decisivos na tomada de decisão são as castas e procuramos passar também essa informação de forma muito clara no contra-rótulo», sublinha.
A oferta da marca Selecção de Enófilos está divida entre três gamas: Colheita (entrada), onde se incluem os vinhos de maior rotação; Reserva; e Private Collection, o segmento mais elevado em termos de qualidade e de preço, que conta actualmente com vinhos do Alentejo e do Douro. «Há um trabalho em temos de gama para nós equiparamos sempre ao melhor preço do mercado em cada segmento. Queremos apresentar o melhor preço em todos os segmentos do mercado», frisa Jorge Rosa.
A insígnia do grupo Os Mosqueteiros está a divulgar a nova imagem da Selecção de Enófilos através de uma campanha focada nas redes sociais e em parceria com alguns influenciadores digitais. Além disso, cada garrafa de vinho conta agora com um QR Code que remete para o catálogo de vinhos do Intermarché, onde se explica o significado de cada pássaro presente no rótulos, com uma descrição áudio.
Texto de Daniel Almeida