De que anúncios se lembra do ano passado? Continente tem a maior recordação publicitária
“A que marcas recorda ter visto, lido ou ouvido publicidade recentemente?” foi a pergunta colocada a consumidores residentes em Portugal Continental pela Marktest om idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos para determinar o nível de recordação de publicidade genérica.
No acumulado do ano 2022, a marca Continente foi a que registou um maior índice de recordação publicitária, seguida das marcas Lidl e Pingo Doce. O Intermarché ficou na 4.ª posição e a Vodafone encerra o top 5. Desta forma, a grande distribuição coloca quatro marcas no ranking das cinco mais recordadas.
Numa análise semanal, o ano arrancou com a liderança do Pingo Doce, alternando nas primeiras oito semanas com o Lidl e, por uma vez, com o Continente. No início de Março, esta última insígnia chega de novo à primeira posição e aí se manterá até à primeira semana de Agosto, alternando em cinco semanas com o Pingo Doce e com o Lidl.
Durante o mês de Agosto é o Lidl quem recolhe mais recordação publicitária e, até ao início de Novembro, alterna a liderança com o Continente. Nas últimas sete semanas do ano, o Continente não desce da primeira posição, encerrando o ano como a marca com maior recordação publicitária.
O Continente liderou assim em 32 semanas, atingindo o seu melhor valor na 48.ª semana (de 29 de Novembro a 5 de Dezembro). O Lidl ocupou a primeira posição em 12 semanas (inclusive com o Continente numa das semanas), atingindo o seu máximo na 35.ª semana (de 30 de Agosto a 5 de Setembro). Já o Pingo esteve no 1.º lugar em oito semanas, com o seu valor máximo na 14.ª semana (de 5 a 11 de Abril).