Como é que CR7 foi parar a uma campanha pelo futebol feminino?

Sabe que nome se associa ao maior número de golos marcados internacionalmente no futebol? Se a sua reposta foi Cristiano Ronaldo, então acertou. Pelo menos em parte. Na verdade, o craque português conta com 118 tiros certeiros enquanto a jogadora Christine Sinclair tem um total de 190 golos.

Estes números são a premissa de uma nova campanha, que promete impactar a forma como se olha para o futebol e o papel que a internet desempenha em perpetuar a distinção que se faz entre futebol e… futebol feminino.

Desenvolvida pela DDB Nova Zelândia, “Correct the internet” tem como protagonista uma menina que entra num estádio e pergunta à internet – aqui representada na forma de milhares de assistentes virtuais que ocupam os lugares dos adeptos – a questão já aqui colocada.

A resposta dada pela internet demonstra o patamar diferente em que se coloca o futebol feminino e as suas jogadoras. Por trás deste projecto está a Team Heroine, uma consultora de marketing desportivo para mulheres fundada por Rebecca Sowned, sócia fundadora da selecção neozelandesa de futebol feminino e da Correct the Internet.

«Muitos dos melhores atletas do mundo são mulher. Muitos dos recordes desportivos mundiais pertencem a mulheres. Porém, quando as pessoas pesquisam informação desportiva sobre atletas, os resultados favorecem os desportistas masculinos, mesmo quando as desportistas têm melhores estatísticas», diz, citada pela Marketing News, Rebecca Sowned.

Embora não seja fácil corrigir as inconsistências dos resultados de pesquisa, os utilizadores podem contribuir para mudar esta realidade ao fazerem sugestões de alterações nos motores de busca. E para facilitar esta tarefa, a Correct the Internet criou uma ferramenta, alojada no seu site, que o público pode utilizar para enviar uma mensagem de retroalimentação das páginas de pesquisa.

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