Imagine um TikTok do texto. Artifact quer ser isso mesmo

Chama-se Artifact, é uma nova rede social e foi criada pelos fundadores do Instagram. Kevin Systrom e Mike Krieger juntaram-se e deram origem a uma plataforma com um feed de notícias personalizado, que faz uso do machine learning para entender os interesses dos utilizadores e permitir que sejam discutidos entre amigos.

O Artifact – cujo nome resulta da junção de artigos, factos e inteligência artificial – já tem lista de espera para aceder à plataforma, que não se quer longa. Quem estiver com a curiosidade aguçada pode descarregar a app tanto em Android como em iOS e dar já uma vista de olhos ao que for possível.

A forma mais fácil de entender esta rede social, garante o TheVerge, é pensar nela como uma espécie de TikTok do texto ou até como um ataque ao Twitter. A aplicação mostra um feed com artigos escolhidos de uma lista de editores que vão de órgãos de comunicação social conhecidos mundialmente como o The New York Times aos blogs sobre tópicos de nicho. Os utilizadores só têm de escolher os tópicos que lhes interessam para que o Artifact forneça publicações idênticas, tal como se estivessem a ver vídeos na página For You do TikTok.

Os utilizadores beta, já com acesso à app, estão a testar algumas funcionalidades que podem chegar a toda a comunidade: um feed com artigos publicados por pessoas que os perfis seguem, a par do comentário do autor no post; e uma caixa de mensagens directas, para que possa ser possível discutir privadamente as publicações com os amigos.

A questão que se impõe é: conseguirá uma rede social focada em recomendações personalizadas de artigos noticiosos despertar a mesma onda viral que o TikTok?

Artigos relacionados