Uber Eats lidera queixas nas entregas ao domicílio
O Portal da Queixa identificou uma subida de 57% no número de reclamações relativas aos serviços de entrega de refeições ao domicílio, comparativamente com 2019. A Uber Eats é a marca que recebe mais queixas dos consumidores, com mil queixas registadas em 2022, ficando a Glovo em segundo lugar (541) e a Bolt Food (176) em terceiro.
Entre Janeiro e Dezembro de 2022, chegaram ao Portal da Queixa 1788 reclamações relacionadas com problemas nos serviços de entrega de refeições ao domicílio. Em 2019, esse valor situou-se nas 1142 queixas. Já no que toca ao novo ano, o mês de Janeiro regista perto de duas centenas de reclamações.
De acordo com o Portal, os principais motivos de reclamação dos consumidores são: atrasos ou erros nas entregas dos pedidos ao domicílio, a gerar 710 reclamações (40%); os problemas com o reembolso a recolher 682 queixas (38%) e o mau serviço prestado pela marca, a absorver uma fatia de 364 reclamações (20%).
Embora a Uber Eats reúna o maior número de queixas, os consumidores salientam que é também a plataforma que mais resolve os problemas que lhe são reportados, com 99,7% de Taxa de Resposta, um Tempo Médio de Resposta de 97,6% e um Índice de Satisfação avaliado nos últimos 12 meses em “Bom” ao obter 62.1 pontos (em 100).
Desempenho oposto regista a Glovo, com baixos indicadores de performance: 10,1% de Taxa de Resposta, Tempo Médio de Resposta de 3,9% e com um Índice de Satisfação “Insatisfatório” pontuado em 13.2/100. Também a Bolt Food é uma marca que regista baixos níveis, obtendo um Índice de Staisfação “Insatisfatório”, avaliado em 18.5/100.