O que é para si o prazer sexual? Arrisca-se a participar no estudo que está a medir a temperatura aos portugueses?

O MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo vai lançar um estudo sobre o prazer sexual, com o objectivo de dar uma nova perspectiva sobre como as pessoas vivem esta faceta da sua vida. Para tal vai precisar da colaboração de quem quiser responder ao questionário anónimo disponibilizado no site do museu.

«Um dos eixos de ação do MUSEX é incentivar a produção científica de conhecimento sobre a sexualidade e a difusão de informação com base científica através de conferências, comunicações e estudos realizados em parceria com os meios académicos. Por isso, é com muita satisfação que lançamos o primeiro estudo sobre o prazer sexual e seus correlatos, um estudo necessário e fundamental sobre a população portuguesa», afirma, em comunicado, Marta Crawford, sexóloga, fundadora e directora do MUSEX.

O questionário é anónimo, confidencial e aberto a todas as pessoas com mais de 18 anos que já tenham tido interacção sexual. Está dividido em três partes: na primeira, os participantes irão responder a um conjunto de perguntas sobre si e as suas experiências. A segunda parte é composta por questões em torno das características e experiências psicológicas. O estudo termina com perguntas sobre aspectos relacionais.

«A ideia do que é o prazer sexual é muito intuitiva, talvez por isso haja uma enorme escassez de estudos que se tenham debruçado por este tema de forma aprofundada. É importante conhecer os testemunhos e encontrar padrões e tendências pela ‘voz’ escrita de muitas pessoas, em vez de nos limitarmos aos relatos de especialistas. Este é o aspecto central do estudo. Esperamos no final conseguir mapear alguns aspectos que se associam ao prazer sexual de diferentes pessoas», considera Patrícia M. Pascoal, investigadora principal do estudo.

A investigação foi desenvolvida por Patrícia M. Pascoal, directora do mestrado Transdisciplinar de Sexologia da Universidade Lusófona, com a colaboração de Marta Crawford e de Tiago Sigorelho, presidente do Gerador.

Artigos relacionados