Recommerce, fraude e criptomoedas: 5 tendências nos pagamentos

O ano que passou foi de transição em diversos aspectos económicos e sociais – do confinamento ao novo normal, do trabalho remoto a modelos híbridos e de uma recuperação económica à incerteza. Ao projectar 2023, a Visa identifica cinco tendências na forma de efectuar pagamentos.

  1. Viagens de negócios e viagens de lazer exponenciam os gastos no retalho

Ao longo de 2022, em grande parte devido à reabertura das fronteiras, existiu uma recuperação global no que diz respeito às viagens, algo que é expectável que continue a acontecer em 2023 (com a região Ásia-Pacífico agora também a abrandar os seus controlos fronteiriços). Um estudo realizado recentemente pela Visa revelou um aumento generalizado no valor médio gasto por viajante no estrangeiro entre Junho e Agosto deste ano, um dado relevante para o retalho e para as tradicionais categorias de viagens, como hotéis, restaurantes e entretenimento.

Com algumas fronteiras por abrir, nomeadamente na China, é provável que ainda haja um crescimento das viagens e das despesas no retalho. Os dados da Visa revelam que as compras efectuadas por turistas estrangeiros recuperaram em 63% dos 500 destinos mais visitados antes da pandemia – um número que provavelmente continuará a crescer em 2023.

  1. Consumidores mais conscientes e com comportamentos mais sustentáveis

Ao voltarem a sair de casa, seja para trabalho ou para lazer, os consumidores, que hoje centram cada vez mais as suas preocupações em questões como a sustentabilidade e as alterações climáticas, reflectem-nas nos seus comportamentos e padrões de consumo. De acordo com um estudo da Skift e McKinsey, 40% dos viajantes a nível mundial está disposto a pagar até mais 2% por bilhete para viajar num avião com emissões de carbono neutras. Os dados mostram que até agora apenas 14% dos viajantes o fez. Durante 2023, espera-se que, com a chegada de novas opções sustentáveis ao mercado, mais consumidores adiram.

O Recommerce – ou comércio circular em que o Aluguer, a Recarga, a Reparação, a Revenda, a Devolução e a Redistribuição de bens estão na base de escolhas mais sustentáveis – está também a ganhar popularidade, com 69% dos consumidores (que participaram num recente inquérito da Visa) a afirmar que escolheria retalhistas com base nas suas actividades de Recommerce.

  1. B2B prevê uma versão 3.0

A inovação na indústria de pagamentos B2B irá impulsionar outra onda de transformação digital. A partir de 2023 veremos uma versão 3.0 de Pagamentos B2B – uma versão onde a nova fronteira do comércio global B2B é totalmente digital, segura, rápida, flexível e ininterrupta. Vai dar-se um aumento dos pagamentos móveis B2B, uma vez que a preferência das empresas por poderem pagar e ser pagas através do telefone está a aumentar. A digitalização deste tipo de pagamentos vai alimentar as compras no comércio electrónico B2B.

  1. O Inverno Cripto, e os crescimentos paralelos

Os mercados cripto tiveram a sua quota-parte de volatilidade ao longo do último ano. Embora o futuro ainda seja uma incógnita, durante o actual Inverno cripto, espera-se que uma série de (pré) conceitos se desvaneçam, enquanto outros, focados na adopção de uma abordagem ponderada e em linha com o novo desenvolvimento tecnológico, continuem a desenhar soluções Web3 significativas, tanto para empresas como para consumidores.

Num futuro mais imediato, haverá um enfoque contínuo por parte de governos, bancos centrais, instituições financeiras tradicionais e fintechs, em dinheiro e pagamentos programáveis – seja para o CBDC, criptomoedas ou outras formas de moeda fiduciária tokenizada. Brevemente, é possível que os pagamentos através da Web3 incluam folhas de pagamento e micropagamentos em stream e reembolsos internacionais.

  1. A fraude adapta-se a um mundo ‘híbrido’

À medida que o mundo adota cada vez mais um estilo de vida de trabalho híbrido, os burlões acompanham-no, adaptando estratégias e encontrando novas formas de enganar os consumidores. Com a aviação a regressar rapidamente ao normal, é provável que se assista a um aumento das fraudes internacionais. Uma sondagem recente da Visa revelou que mais de metade (58%) dos viajantes declara estar preocupado com a possibilidade de fraude nos seus cartões de crédito ou débito durante as viagens.

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