Vamos falar sobre o sexo dos peixes?
Muito se fala no sexo dos anjos, mas e… no sexo dos peixes? A nova campanha da ANP|WWF, criada pela agência Nossa para o território português, quer alertar precisamente para a importância deste acto para ajudar a salvar diversas espécies deste animal.
A activação destaca as consequências que obstáculos nos rios, como barragens, têm na população dos peixes, uma vez que não conseguem migrar para se reproduzirem e porem os ovos. Por ocasião do 117.º aniversário da Livraria Lello, no Porto, será exposta uma estrutura que consiste na recriação subaquática de um Fish Motel, um espaço privado onde os peixes de rio se podem encontrar para fazer… “aquilo”, enquanto as barreiras continuarem a impedir os rios de correrem livremente.
«No nosso país existem muitas barreiras fluviais obsoletas que estão a impedir o fluxo natural dos rios, bem como a migração de várias espécies de peixes. Ou seja, os peixes não se conseguem movimentar até aos locais onde habitualmente se reproduzem e colocam os seus ovos. Esta activação pretende alertar para isto mesmo: enquanto os rios não forem livres estamos a condicionar a continuidade de várias espécies de peixes», explica, em comunicado, Ruben Rocha, coordenador de Água na ANP|WWF.
A escolha da Livraria Lello para receber a iniciativa recaiu sobre o facto de o aniversário celebrado este ano ter como foco a sustentabilidade e todo o caminho que o espaço tem feito tanto no campo ambiental, como económico e social. «Fazia todo o sentido termos connosco uma instituição que diariamente trabalha a favor de um planeta melhor», diz Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello.
A par desta activação, Ângela Morgado, directora-executiva da ANP|WWF, vai também estar presente para falar sobre os benefícios de restaurar a conectividade dos rios, que estão relacionados não só com a recuperação da biodiversidade, mas também com benefícios para as pessoas e economias locais.