Meta impõe limites à publicidade direccionada a adolescentes
A Meta vai impor novos limites à quantidade e tipo de dados que os anunciantes podem utilizar para alcançar os utilizadores adolescentes, além de dar mais hipóteses de escolha aos utilizadores em questão para escolherem os anúncios que querem ver.
Este tem sido um tema com o qual a gigante tecnológica se tem debatido, já que, devido ao seu alcance, espera-se que as regras relativas ao conteúdo que chega ao seu público mais novo sejam apertadas.
A questão não é de agora e embora a resposta mais simples esteja em desactivar a publicidade para os utilizadores menores de 18 anos, os anúncios direccionados a adolescentes continuam a ter valor suficiente para a Meta enfrentar o escrutínio que acompanha o tema.
Numa publicação partilhada no blog da empresa, a dona das redes sociais Instagram e Facebook explica que a partir de 1 de Fevereiro os anunciantes já não podem direccionar publicidade a menores com base no género e naquilo que fazem nas aplicações, incluindo seguirem algumas páginas.
“A idade e a localização serão as únicas informações sobre adolescentes que utilizaremos para lhes mostrar anúncios. Estes factores ajudam-nos a garantir que os adolescentes vêem anúncios que são apropriados para a sua idade e que lhes são mostrados produtos e serviços disponíveis na sua área”, explica a Meta.
A nível geral, todos os adultos poderão escolher ver menos de algum tipo de publicidade a partir de Março.