Domínio .pt atinge recorde de 150 mil registos num ano
O domínio .pt atingiu um novo recorde de registos ao contabilizar 150.525 registos em 2022, mais 13.604 do que no ano anterior, o que representa um crescimento de 10%. Desta forma, e de acordo com dados da entidade responsável pela gestão do domínio de topo português, Portugal mantém a liderança entre os domínios que mais crescem na Europa.
Os meses de Março (15.612) e Outubro (15.656) confirmaram a tendência verificada nos últimos anos e voltaram a assinalar o maior número de registos. Só no segundo semestre do ano contabilizaram-se quase 76 mil novos registos em .pt, mais 12.435 do que no período homólogo, o que corresponde a um aumento de 20%.
Foram ainda registados, em 2022, 50.249 domínios via Empresa na Hora, mais 10.934 do que em 2021, nomeadamente através da iniciativa 3em1.pt, em parceria com os Agentes de Registo. Esta solução atribui a quem crie uma empresa, associação ou sucursal na hora, um pacote de serviços gratuitos, pelo período de um ano, que inclui um domínio .pt.
«O número de registos alcançado neste ano supera os resultados dos anos de pandemia, que eram, até aqui os melhores de sempre, fruto da aposta de empresas e cidadãos no digital. As empresas, em particular, perceberam que têm de continuar a fazer esta transformação e a investir numa presença online para impulsionar os seus negócios. O .PT acompanha essa fase da vida das empresas e oferece hoje um serviço que é reconhecido como de referência, seguro, credível e de confiança, num momento em que estas características são tão importantes», afirma, em comunicado, Luisa Ribeiro Lopes, presidente do Conselho Directivo do .PT.