SIBS regista recorde de compras a 23 de Dezembro
Foi no dia 23 de Dezembro de 2022 que a SIBS registou o maior número de compras por segundo de sempre. De acordo com a empresa, 365 transacções por segundo foi o pico de operações (compras físicas, compras online e levantamentos) atingido no dia antes da véspera de Natal, às 12h12, e que representa um máximo histórico na Rede Multibanco.
Os dados do SIBS Analytics demonstram também que 23 de Dezembro foi o dia com o maior número de compras físicas diárias na Rede Multibanco, com 82 pontos base acima da média diária do ano, ou seja, quase duplicou o número total de compras face à média do ano.
Estas conclusões demonstram que o consumo em Portugal, no mês de Dezembro de 2022, aumentou face ao ano anterior, registando-se um crescimento de 20% face a 2021. O avanço foi, contudo, mais expressivo nas compras online: aumentaram 31% em 2022, enquanto as compras físicas registaram uma subida de 19% face ao período homólogo de 2021. Quanto ao valor médio por compra (física e online), este registou um decréscimo de 2,6% face a 2021, situando-se nos 36,30 euros.
O comércio online continua a registar uma trajectória de crescimento: os pagamentos online já pesam 15% do total de pagamentos verificados em Dezembro de 2022, mais um ponto percentual do que no ano anterior.
Neste sentido, também o MB Way continua a ser cada vez mais uma escolha dos portugueses na hora de pagar as suas compras, algo que é visível tanto nas compras online como nas compras físicas. No último mês de 2022, um período tipicamente marcado por um número elevado de transacções, os pagamentos em loja através do MB Way cresceram cinco vezes face ao período homólogo de 2020 e as compras online registaram um incremento de três vezes face ao mesmo período.
Quanto aos sectores com maior aumento de pagamentos, aqueles que registaram maior variação do número de compras em Dezembro de 2022 face ao resto do ano (Janeiro-Novembro) foram os de Jogos & Brinquedos (sector que cresceu 3,2 vezes), Perfumaria & Cosmética (2,3 vezes) e Casa & Decoração (2 vezes).