Prio: A empresa da mobilidade do futuro

Pode uma empresa, cujo negócio assenta em materiais fósseis, ter uma estratégia de sustentabilidade? Pode. A PRIO é exemplo disso. A empresa assume que o seu negócio vai além da produção, distribuição e comercialização de combustíveis. Como refere Ana Pinho, directora de Marketing da PRIO, «acreditamos em boas ideias e num mundo mais eficiente, tendo como ponto de partida energias inteligentes e acessíveis que promovem a mobilidade sustentável e um futuro melhor». É precisamente por a organização ter «consciência da responsabilidade social e ambiental» que apoia iniciativas diversas de ajuda às comunidades locais ou a projectos de reconhecido mérito social.

«A PRIO assume com responsabilidade o seu papel no desenvolvimento sustentável e integra na sua estratégia temáticas estruturantes a nível internacional, como a economia circular, as alterações climáticas e a inovação», aponta Ana Pinho, acrescentando que «a preocupação ambiental está na nossa essência, numa responsabilidade que sentimos acrescida por sermos uma empresa que também comercializa e distribui combustíveis». A estratégia da empresa passa, por isso, pelo minimizar da sua pegada ecológica, apostando numa economia circular e em boas práticas de operacionalização diárias, «para que as gerações actuais e futuras possam desfrutar de um planeta mais verde».

Não é por acaso que adoptou como assinatura para a responsabilidade social “Contigo Movemos Consciências”. Afinal, desde a sua criação que a empresa «tem a sustentabilidade muito presente no ADN». Como exemplifica Ana Pinho, a PRIO, há 15 anos, apostou na produção de biocombustíveis avançados e é «neste momento o maior produtor de biocombustíveis e de biocombustíveis ultra-sustentáveis em Portugal». A par disso, no ano passado, acrescenta, «fomos responsáveis por mais de 1/3 das poupanças de CO2 que o País conseguiu na mobilidade».

«Posicionamo-nos como uma empresa de energias para a mobilidade do futuro, apostando em combustíveis sustentáveis que sejam promotores de uma verdadeira transição energética », afirma a directora de Marketing da empresa. A prova deste compromisso é evidente quando se sabe que a PRIO já começou a dar os primeiros passos no hidrogénio verde, «estando a estudar dois investimentos que poderão ajudar na descarbonização ». Como reconhece Ana Pinho, «esta é uma nova fonte de energia extremamente sustentável e cujo potencial de utilização em aplicações na mobilidade e na indústria poderá ser enorme».

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Enquadrar-se na comunidade. Uma forma de encarar a responsabilidade da PRIO que, como refere Ana Pinho, desde que abriu o primeiro posto de abastecimento apoia as corporações de bombeiros a nível nacional. «Desde aí que nos mantemos atentos às necessidades em alturas críticas, principalmente nas épocas de maior risco de incêndios». Refira-se ainda que esta iniciativa complementa o programa de responsabilidade social PRIO para ajudar os bombeiros nos incêndios das zonas mais afectadas do território nacional. Uma iniciativa que a empresa tenciona manter no futuro, «sempre que o País atravessar momentos dramáticos como aqueles que se têm vivido nos últimos verões».

Mas esta não é a única iniciativa de apoio às comunidades. «Ao longo dos últimos 15 anos, a PRIO tem estado com os Bombeiros e Instituições de Solidariedade Social de Apoio a Crianças e a Famílias Carenciadas, num compromisso de longo prazo, impulsionando o trabalho e dedicação daqueles que mais conhecem e melhor apoiam estas causas», aponta Ana Pinho. Um exemplo? O reabilitar da casa do Sr. António, que foi uma das vítimas dos incêndios de 2017 no concelho de Tondela. «A PRIO soube da sua história e tinha um único objectivo: fazer com que o Natal do Sr. António fosse passado em casa, em segurança e com conforto». A directora de Marketing da PRIO acrescenta que, no Inverno de 2017, a empresa, em parceria com o NPISA – Núcleo de Planeamento e Implementação Sem Abrigo de Lisboa – e a Câmara Municipal de Lisboa, disponibilizou aquecedores e mantas polares às pessoas em situação de sem-abrigo de Lisboa.

Este ano, na acção de CSR de Natal, a PRIO irá apoiar a Fundação Ronald McDonald, doando 21 mil euros para a aquisição de “Kits de acolhimento de higiene e conforto” que serão oferecidos ao longo de 2023 às famílias que acompanham as suas crianças em sete hospitais em Portugal apoiados por esta Fundação. «Além destas acções, apoiamos pequenas associações da região de Aveiro (distrito onde estamos sediados) quando somos contactados ou quando identificamos uma potencial necessidade (muitas vezes identificada pelos nossos colaboradores da região)», acrescenta.

OS NOVOS COMBUSTÍVEIS

É certo que a PRIO está a dar os primeiros passos no hidrogénio verde. Mas essa não é a única iniciativa em que a empresa está envolvida. Em 2020 a entidade fez um investimento na fábrica, de três milhões e meio de euros.

Este foi um investimento que, nas palavras de Ana Pinho, «permitiu-nos implementar novas operações unitárias para tratar mais resíduos, além dos óleos alimentares usados (OAU). O sucesso da acção permite que, ao fim de dois anos, a PRIO receba, na sua unidade fabril, outros resíduos lipídicos de várias indústrias alimentares».

Convém notar, refere a responsável de Marketing, que os óleos alimentares usados são um aliado para um mundo mais eficiente. Isto porque, como aponta, o biodiesel produzido a partir destes resíduos é uma energia limpa, promovendo a mobilidade sustentável.

«O biodiesel produzido a partir de óleos alimentares usados reduz as emissões em 85% face ao diesel convencional. É exemplo claro de uma economia circular. Sentimos que, desta forma, satisfazemos as necessidades de hoje, garantindo as de amanhã», acrescenta.

Neste âmbito, a PRIO desenvolveu o Projecto Beato BioBus que recorre aos óleos alimentares para garantir uma mobilidade mais verde.

«É um projecto de economia circular, integrado no programa HCB Living Lab, que convida a comunidade local a reciclar óleo alimentar usado, para que seja transformado em biodiesel», explica Ana Pinho, que acrescenta que este biodiesel abastece os autocarros da Carris que circulam na zona do Beato. «Desta forma a comunidade local sente que tem um papel fundamental na descarbonização dos transportes da sua área de residência.»

Ainda nesta vertente (da reciclagem dos óleos alimentares usados), a responsável da PRIO destaca o projecto Cascais Ambiente, que nasceu no âmbito dos EAA Grants. Através dele a freguesia de Carcavelos, em Cascais, recebeu 10 oleões PRIO para recolha do óleo alimentar usado. Depois de recolhidos e tratados, estes são convertidos em biocombustível num processo de refinação na fábrica da PRIO. «Através deste processo industrial, milhares de litros de óleos alimentares usados são transformados em biocombustível renovável de elevada qualidade » refere Ana Pinho. Este biocombustível – ZeroDiesel (um combustível livre de energia fóssil e com redução de até 84% de gases de efeito de estufa) abastece o camião de recolha de lixo desta freguesia.

Estas iniciativas revestem-se de grande importância para preservar o meio ambiente, mas não são as únicas em que a PRIO está envolvida em termos de sustentabilidade ambiental.

A energética tem levado a cabo várias acções a nível ambiental. É o caso da instalação de painéis fotovoltaicos na fábrica de biodiesel, terminal de tanques e postos de abastecimento, mas também de medidas de eficiência energética nas áreas industriais para diminuir o consumo energético, assim como a redução de papel e aposta na digitalização, sem esquecer a análise da pegada de carbono com o objectivo de identificar e adoptar medidas de redução. E, por isso, ainda uma aposta na formação e sensibilização dos colaboradores da PRIO para as temáticas da reciclagem e pegada carbónica.

APOIAR O CONSUMIDOR INTERNO

Tão ou mais importante, é apoiar o consumidor interno. Os recursos humanos. Ana Pinho lembra que a PRIO, este ano, contou com a 4.ª edição da atribuição das bolsas de mérito PRIO e dos Kits Escolares, para os filhos dos seus colaboradores.

«Este ano, entregámos 27 bolsas a alunos desde o 2.º ciclo ao ensino superior e 79 kits de material escolar do 1.º ao 4.º ano do Ensino Básico», afirma, acrescentando que a empresa valoriza o futuro dos filhos dos colaboradores do grupo.

Além das bolsas, a PRIO tem, também, outras iniciativas mais orientadas para os colaboradores. O objectivo é proporcionar uma melhoria das condições de trabalho e do work-life balance. Assim, a empresa disponibiliza nutricionista, ginástica laboral, aulas de exercício físico e massagens nas instalações, e realiza workshops em diversas áreas de interesse (finanças pessoais, nutrição, gestão de stress e burnout, entre outros).

Os resultados de todas estas iniciativas foram, em 2019, reconhecidos pelo mercado, nomeadamente através da distinção de Marca de Entidade Empregadora Inclusiva. Uma distinção que, explica Ana Pinho, destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

Artigos relacionados