Miele: Sustentabilidade a todos os níveis com a Miele
Há mais de 122 anos que a marca alemã recorre à tecnologia para se tornar mais sustentável em todas as fases do ciclo de vida dos seus equipamentos e serviços, bem como em todas as cadeias de valor e nas casas dos seus clientes.
«Com os olhos postos no futuro, a Miele é uma marca que vai ao mais pequeno detalhe, que dá prioridade à longevidade como forma mais actual de sustentabilidade, com produtos que são testados e desenvolvidos para um desempenho duradouro. Cada equipamento é testado para uma vida útil de 20 anos», afirma Ana Ferreira, Marketing Communications manager da Miele.
A marca está empenhada em produzir os melhores equipamentos e serviços possíveis com o menor impacto no meio ambiente, com o objectivo final de torná-los 100% neutros em carbono, assumindo o compromisso de reduzir as emissões de CO2 nas suas instalações em 50% até 2030, em comparação com os níveis de 2019. A estratégia passa por lançar equipamentos que proporcionem ao consumidor um estilo de vida mais sustentável. Para isso, a Miele desenvolveu uma série de funcionalidades para reduzir o consumo de energia e água nos seus equipamentos.
Além disso, as máquinas de lavar louça da geração 7000 são particularmente económicas, graças ao programa Eco optimizado. Muitos modelos atingem a melhor classe de eficiência energética -A.
Nas máquinas AutoDos com PowerDisk integrado, a quantidade de granulado em pó é adequada a cada programa e sujidade da louça, reduzindo o desperdício de detergente. No caso das máquinas de lavar roupa com dosagem de detergente automática (TwinDos), é possível reduzir em 30% a utilização de detergente, ou seja, menos 30% de agentes poluentes face a uma dosagem manual.
No que diz respeito aos fornos Miele, todos os programas funcionam sem pré-aquecimento, de forma a economizar energia. Já as placas de indução permitem uma poupança de 10% em relação às placas eléctricas normais e 50% em relação às placas a gás.
A maior parte dos equipamentos Miele possui as mais altas classificações de eficiência energética. Do mesmo modo, é certo que cerca de 85% da pegada de CO2 de um equipamento é atribuído à fase de utilização.
Através da utilização regular de programas de eficiência energética, os clientes podem contribuir de forma bastante significativa para a utilização ecológica dos seus electrodomésticos, ao mesmo tempo que reduzem consideravelmente os custos de utilização.
Mas que programas são particularmente eficientes do ponto de vista energético e, consequentemente, amigos do ambiente? Através da aplicação Miele@home os utilizadores recebem dicas e truques sobre a utilização de máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa e outros equipamentos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.