MAPFRE: Transformar o presente para assegurar o futuro
O momento é decisivo. As consequências do aquecimento global e dos fenómenos meteorológicos extremos, a pandemia, a crise energética, a pobreza, a sombra da inflação na economia global, a(s) guerra(s) na Ucrânia e em todo o mundo, impactam qualquer ponto do planeta e quem nele vive.
As empresas reconhecem a crescente necessidade de adoptar práticas empresariais conscientes das mudanças, avançando nos seus processos de transformação e integrando a sustentabilidade – ambiental, social, económica – na sua estratégia de negócio e na tomada de decisões.
Na sustentabilidade, há contributos obrigatórios e assuntos evitáveis e as empresas sabem-no: se não agirem de forma responsável enquanto membros de uma comunidade global, a sobrevivência humana ficará em causa. Empresas com planos de sustentabilidade têm capacidade de transformar objectivos em realidade. E esta é uma necessidade iminente para que se adaptem à maré crescente de desafios ambientais e sociais.
É tendo como premissa a acção responsável no mundo a que pertence, que a MAPFRE tem vindo a desenvolver acções profundamente focadas em construir um futuro mais sustentável. Assumindo os seus compromissos públicos na área ambiental, social, governamental e de negócio, o grupo pretende que, em 2030, 100% das empresas do grupo nos países onde está presente (cerca de 40), sejam neutros em carbono, comprometendo-se também a eliminar a disparidade salarial de género, a garantir que 3,5% do quadro de funcionários sejam pessoas com deficiência e a atingir os 100% de prestadores homologados com critérios ESG (Environmental, Social and Governance).
Para a MAPFRE, pensar, comunicar e agir «é parte do caminho que nos pode ajudar a reconduzir este panorama». A empresa acredita que, para enfrentar os desafios sociais e do ambiente, a resposta «só pode ser colectiva» – é por isso que assume, há 86 anos, um forte compromisso com as pessoas e com o planeta.
A MAPFRE faz parte das principais iniciativas internacionais ecológicas como o Global Compact das Nações Unidas, o Climate Disclosure Project (CDP), Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI), Agenda 2030 e Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Aliança de Seguradoras por Zero Emissões Líquidas (NZIA), entre muitas outras. Além disso, o seu Plano de Sustentabilidade 2022-2024 está amplamente focado nos desafios globais da actualidade. «Para 2024, concretamente, temos o compromisso de compensar a pegada de carbono da MAPFRE em oito países, e para 2050 o desafio é alcançar a neutralidade de emissões de efeito de estufa, isto é, zero emissões líquidas nas carteiras de assinatura de seguros e resseguros », afirma Luis Anula, CEO da MAPFRE Portugal.
A sustentabilidade é, desde sempre, parte integrante do modelo de negócio da MAPFRE. Por essa razão, foi criado o movimento #AParteQueNosToca. «Acreditamos que a mudança é possível e queremos fazer parte dela com compromissos exigentes em matéria social e ambiental, para que possamos avançar responsavelmente na direcção certa e deixar uma marca positiva no mundo», considera o CEO da MAPFRE Portugal.
AGIR PARA PROTEGER O PLANETA
A linha de actuação da MAPFRE passa por temas como a gestão ambiental, a mudança climática, a economia circular e o capital natural. O seu compromisso com o meio ambiente materializa- se por meio da Política Ambiental do Grupo, que constitui a principal referência pela qual os seus princípios de actuação ambiental são gerados, definidos e colocados em prática.
A empresa dispõe de um modelo estratégico de gestão integrada chamado SIGMAYEc3, baseado na transparência e na melhoria contínua, alcançando todas as actividades desenvolvidas pelo grupo nos países onde opera e constituindo o marco comum para preparar os aspectos ambientais, energéticos e de emissões de gases do efeito de estufa, além de incorporar a economia circular e o capital natural.
A mudança climática está presente na agenda pública de todos os países e a transição energética para uma economia descarbonizada é prioritária para parar a emergência climática. A MAPFRE tem como objectivo fulcral ser parte activa desta transformação para uma economia baixa em carbono e alinhada com o objectivo máximo da União Europeia de alcançar a neutralidade climática até 2050, incorporando as recomendações da TCFD (Task Force on Climate-Related Financial Disclosures, Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima) no seu planeamento financeiro.
O grupo pretende ainda ser uma referência em economia circular, tendo iniciado um projecto com o objectivo de classificar os resíduos gerados para que possam ser reutilizados ou reciclados. Além disso, tem fomentado o “empreendedorismo verde” com o apoio e financiamento de actividades que incentivam o emprego sustentável, participando em eventos de cariz ambiental que contemplam a economia circular como modelo de negócio.
A pensar na transição ecológica, a MAPFRE também tem planeado acções anuais de reflorestamento e limpeza de espaços naturais, através do voluntariado corporativo a nível mundial. A preservação do capital natural tem sido uma das suas prioridades. Exemplo disso é a sua assinatura do Acordo de OCEANA, promovido pelas Nações Unidas, para evitar a pesca ilegal e proteger os habitats marinhos; o foco na recuperação das paisagens; e a sua participação, desde 2016, na campanha Proteja, centrada na conservação da diversidade biológica.
A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Proteger o ambiente, defender os direitos das mulheres ou lutar contra a pobreza, a nível local, nacional ou global – tudo isto faz parte da responsabilidade social dentro das empresas.
A preocupação com as questões interpessoais sobre os funcionários, fornecedores e consumidores, o desenvolvimento sustentável e a transparência estão entre os princípios basilares de uma prática empresarial responsável, promovendo causas sociais externamente, mas também implementando políticas sociais dentro da própria empresa.
Consciente de que ainda existem lacunas significativas de desigualdade e que é necessário construir uma sociedade mais justa e igualitária, a MAPFRE tem trabalhado no sentido de garantir que o emprego de qualidade, a inclusão, a educação financeira, a acessibilidade aos seguros e a sustentabilidade da sua cadeia de valor sejam uma força motriz para a transformação.
Conta com Políticas de Diversidade e Igualdade de Oportunidades, de Selecção e Mobilidade e de Remuneração, que incluem os princípios de igualdade de oportunidades e não discriminação em qualquer processo de gestão de pessoas (selecção, contratação, formação, mobilidade, remuneração, avaliação, etc.). Tem definido um plano para impulsionar o emprego directo de pessoas com deficiência; conta com iniciativas no âmbito do talento sénior, do talento feminino e da lacuna salarial; com um modelo de gestão sustentável de prestadores; com um plano comercial de microsseguros dirigido a populações e organizações de escassos recursos económicos; entre muitos outros.
Por outro lado, é graças à Fundação MAPFRE que a empresa tem conseguido implementar uma política inovadora no que diz respeito às questões sociais, protegendo os seus principais activos (os colaboradores e o seu talento), fomentando uma cultura diversa e inclusiva, sem barreiras de idade, cultura, género ou orientação sexual. De sublinhar ainda que a Fundação MAPFRE providenciou doações directas à sociedade. Em Portugal, forneceu material e equipamento médico aos hospitais de Santa Marta (Lisboa) e de São João (Porto).
O sector de seguros tem uma essência fortemente social e contribui decisivamente para construir um mundo mais sustentável, especialmente no que diz respeito à protecção das pessoas em contextos mais difíceis e complexos, como na crise social e económica decorrente da pandemia. A prevenção, a segurança e a responsabilidade social estão no ADN da MAPFRE, tendo esta sido a primeira seguradora a obter, em Portugal, a certificação ISSO 22301 pela AENOR de “Gestão da Continuidade do Negócio”.
O programa de Voluntariado Corporativo da seguradora, que conta com mais de 4500 voluntários (colaboradores e familiares) e tem iniciativas em 27 países, incluindo Portugal, é o reflexo do compromisso da MAPFRE e dos seus colaboradores para com a sociedade e para a construção de um futuro mais humano e solidário.
PEQUENOS GESTOS, GRANDES MUDANÇAS
Construir um mundo melhor, mais justo, mais igualitário, mais próspero e mais seguro. É isso que significa sustentabilidade e o que a MAPFRE procura com #AParteQueNosToca, um conceito dirigido às pessoas e baseado nas acções que representam a parte que cada um de nós deve fazer.
A estratégia da MAPFRE passa por encontrar um equilíbrio entre três pilares essenciais – ambiental, social e boa gestão – e, assim, deixar uma pegada positiva no mundo. #AParte- QueNosToca é o lema que serve de base para esta comunicação, orientando o impacto da empresa na sociedade e identificando oportunidades de desenvolvimento sustentável para criar valor partilhado com os stakeholders e com a sociedade em geral.
Com esta proposta, a empresa pretende transmitir a ideia de que não podemos permitir-nos ficar indiferentes, de que não podemos esconder-nos ou evitar olhar para as problemáticas actuais. Devemos posicionar-nos, garantindo as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.