Se César Mourão lhe entrar em casa, não estranhe. Humorista vai “destralhar” gavetas
E se, de repente, César Mourão aparecesse à sua porta para ver o interior das gavetas e armários em busca de equipamentos eléctricos e electrónicos, pilhas e respectivas embalagens que já não usa ou que estão estragados? É exactamente isso que acontece na nova campanha “Destralhar” que une o apresentador e humorista português à ERP Portugal, Novo Verde e LG Portugal.
Segundo o estudo “Hábitos dos Portugueses em relação ao Lixo Electrónico”, 59,2% dos portugueses admite que guarda os equipamentos que já não usa, mas que ainda funcionam, porque ainda podem ser úteis mais tarde. No entanto, a verdade é que este espírito nacional do “ainda vai dar jeito” leva a que a maior parte destes resíduos acabe por ficar em gavetas, armários e caixas tanto em casa como no local de trabalho.
«Quem não tem uma gaveta em casa, cheia de cabos, telemóveis antigos, caixas e caixinhas, que atire a primeira pedra. Eu também já tive e cada vez tenho menos. Por isso, não hesitei quando me apresentaram o desafio de entrar pelas casas e empresas portuguesas e ‘Destralhar’ as gavetas, armários e caixas que guardam recursos que são tão importantes para o ambiente como para a economia circular», afirma, em comunicado, o protagonista da campanha.
Os vídeos acompanham o apresentador em visitas relâmpago e inesperadas a casas e escritórios de Lisboa, onde vai questionar as famílias e trabalhadores sobre o e-waste e tudo o que o rodeia (incluindo as embalagens).