Cuidado com o barulho: Airbnb reforça regras para evitar festas no fim de ano
A Airbnb está determinada em travar a realização de “festas não autorizadas” em alojamentos anunciados na plataforma, nesta passagem de ano. Por isso, decidiu reforçar um conjunto de normas que visam reduzir a ocorrência de “comportamentos não desejados” e “evitar incómodos para a vizinhança”.
As novas regras serão implementadas durante a passagem de ano em 11 países, incluindo Portugal. Durante o último fim-de-semana do ano, serão aplicadas restrições a reservas de uma noite em alojamentos inteiros, realizadas por “hóspedes que nunca tenham reservado na plataforma ou que não contem com um histórico de avaliações positivas”. Além disso, “serão implementadas medidas mais restritivas para os hóspedes que tentem realizar reservas de duas ou três noites, de forma reiterada”, explica a Airbnb em comunicado.
«Todas as noites são feitas reservas na Airbnb e sabemos que a esmagadora maioria dos hóspedes e anfitriões não só respeita os seus vizinhos, mas também proporciona benefícios à sua comunidade local. Porém, estas medidas vão ajudar a promover viagens responsáveis e a prevenir os casos ocasionais de comportamentos indesejáveis, permitindo aos anfitriões, hóspedes e comunidades desfrutarem das suas celebrações de fim de ano com maior tranquilidade», explica em comunicado Naba Banerjee, directora de Confiança e Operações na Airbnb.
Desde a passagem de ano de 2020 que a Airbnb tem vindo a testar algumas restrições às reservas durante esta época do ano. De acordo com a empresa, a tecnologia de prevenção de festas que foi implementada no ano passado (também em Portugal) ajudou a reduzir em 56% a incidência de festas não autorizadas na passagem de ano.
Além destas medidas, a Airbnb tem vindo a testar diversas tecnologias com o mesmo objectivo, como é o caso da incorporação de um sensor de ruídos gratuito para anfitriões em parceria com a empresa de tecnologia Minut.