Cinema cativa menos portugueses em Novembro. Receita bruta desce
Com a chegada do tempo frio os portugueses parecem não ter sentido tanta vontade de ir ao cinema, uma vez que a receita bruta em Novembro desceu em comparação com Outubro. No penúltimo mês do ano, as salas do grande ecrã no País registaram uma receita de 4,3 milhões de euros (3,7 milhões de euros em Novembro de 2021, mas 4,7 milhões de euros em Outubro de 2022).
Os dados disponibilizados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) demonstram que o número de espectadores também foi menor em Novembro, com um total de 801.075 (mais 126.662 do que em Novembro de 2021, mas menos 15.100 do que em Outubro de 2022).
No que toca ao top 5 dos filmes mais vistos, o recém-estreado “Black Panther: Wakanda Para Sempre” da Marvel ocupa o primeiro lugar com um total de 242.863 espectadores. Na segunda posição surge “Black Adam” (108.563 espectadores), na terceira “O Amigo Crocodilo” (68.346 espectadores), na quarta “Amsterdão” (47.390 espectadores) e na quinta “Sorri” (39.211 espectadores).
Relativamente aos títulos portugueses, os primeiros cinco lugares são ocupados por “Curral de Moinas – Os Banqueiros do Povo” (313.567 espectadores), “2 Duros de Roer” (49.830 espectadores), “Salgueiro Maia – O Implicado” (16.739 espectadores), “A Fada do Lar” (14.692 espectadores) e “Restos do Vento” (11.345 espectadores).
E sobre a distribuição cinematográfica, o ICA destaca a concentração de mercado em três empresas, nomeadamente NOS Lusomundo Audiovisuais, Cinemundo e Big Pictures 2 Films, que representam 92% da quota de mercados em termos de espectadores. Por sua vez, NOS, UCI, Cineplace e NLC – Cinemacity, representam 91% do mercado nacional de exibição cinematográfica, em termos de receitas de bilheteira.