As luzes de Natal dos centros comerciais Sonae Sierra acenderam-se mais tarde para trazer uma “Energia Positiva”
Os mais atentos terão reparado que as típicas iluminações de Natal que decoram centros comerciais como o Colombo, o Vasco da Gama, o NorteShopping ou o ViaCatarina Shopping só se acederam no passado dia 1 de Dezembro. Saibam que foi a primeira vez que se “fez luz” tão tarde na época natalícia nos espaços geridos pela Sonae Sierra e que a decisão chega para fazer face às necessidades de poupança energética e para contribuir com um impacto mais positivo no planeta.
Joana Moura e Castro, directora de Marketing da Sonae Sierra em Portugal e Espanha, explica em entrevista à Marketeer que a empresa quis encontrar um meio-termo entre «manter o espírito natalício» para proporcionar a experiência a que os visitantes já estão habituados e reforçar a sua responsabilidade social na temática da energia. Foi assim que surgiu a decisão de só ligar o botão no primeiro dia do último mês do ano, e somente a partir das 18h.
Esta medida chega ao público no âmbito da campanha “Energia Positiva” desenvolvida com o objectivo de dar a conhecer aos consumidores as mudanças assumidas pela empresa, assim como para incentivar os próprios visitantes dos centros comerciais a replicar algumas das iniciativas em casa. De acordo com Joana Moura e Castro, o feedback recebido a este respeito tem sido positivo, já que os consumidores, «de uma forma geral, elogiaram a iniciativa e entenderam o propósito da mesma».
Mas quando se fala do impacto positivo que as medidas terão, o que quer dizer em concreto? Quer dizer que a nível geral, e contabilizando todas as medidas de eficiência energética adoptadas este ano pela gestora, todo o portefólio de centros já conseguiu poupar em média 22% de energia face a 2019.
Para tal, contribui não só a iluminação de Natal se ligar mais tarde, mas também o reforço da instalação de iluminação de elevada eficiência (LED), a optimização dos horários de funcionamento da iluminação e dos equipamentos, e a gestão eficaz dos sistemas de ar condicionado, através da maximização da ventilação natural e da reutilização de recursos já instalados.
Além disso, alguns centros têm ainda medidas especificas como, por exemplo, o Centro Vasco da Gama que aproveita as águas da chuva para arrefecimento da cúpula e, consequentemente, do espaço comercial, ou o Via Catarina Shopping que instalou sensores de iluminação em todos os corredores técnicos do centro.
«No futuro, vamos certamente manter as medidas implementadas estes últimos anos, reforçá-las e procurar novas formas de continuarmos a ser cada vez mais eficientes, garantindo sempre o conforto e a segurança de visitantes e lojistas», assegura a responsável de Marketing da Sonae Sierra na Península Ibérica.
Até ao final do período festivo, que termina na semana de reis, todos os que visitem os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra poderão encontrar a iluminação natalícia acesa a partir das 18h e até à hora de fecho de cada espaço.
Texto de Beatriz Caetano