Inovação portuguesa permite fazer exames ao sangue em três minutos
A startup portuguesa CRIAM criou um dispositivo portátil que possibilita obter um resultado do tipo de sangue em apenas três minutos, podendo contribuir para chegar rapidamente a um resultado de compatibilidade em situações de emergência e reduzir assim a dependência face a reservas de sangue do tipo O-.
A solução criada por esta spin-off da Universidade do Minho venceu o Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito do processo de selecção nacional dos projectos para o World Summit Awards (WSA).
De acordo com a CRIAM, este dispositivo é cerca de 80% mais barato que os equipamentos convencionais para a realização de exames ao sangue. Além disso, é portátil, podendo ser usado em qualquer lugar e em vários cenários, como dentro de um veículo de emergência em movimento ou em locais de difícil acesso, sem internet ou energia. Em termos de aplicações, poderá ser utilizado para processos de tipagem sanguínea, testes sorológicos à Covid-19 ou testes à tuberculose, por exemplo.
«O CRIAM é uma solução absolutamente inovadora e sem concorrência no mercado. É portátil, pode ser usado em situações de emergência e permite obter um resultado com 99,77% de fiabilidade em apenas três minutos. Face ao desenvolvimento actual da medicina e à necessidade de agilizarmos cada vez mais os processos de saúde, recorrendo a menos recursos, prevejo que o projecto vá ter muita aceitação no mercado, que é o nosso principal objectivo», afirma João Mendes Borga, administrador da ANI.
Segundo a CRIAM, este produto destina-se a um mercado potencial de 4 mil miliões de euros. Entre os potenciais clientes desta solução estão os mercados de saúde, militar, governamental e organizações não-governamentais.