Sabe quais são os municípios que mais comunicam sobre diversidade nas redes sociais?

A Merck, em parceria com a Buzzmonitor, quis perceber o que dizem os portugueses nas redes sociais sobre “Diversidade”, “Equidade” e “Inclusão”, qual o tom das mensagens que partilham e quem mais comunica sobre estes temas. Como tal, elaborou um estudo de “social listening” que conclui que a inclusão é o tema sobre o qual mais se fala, com mais do dobro das menções da diversidade e equidade, sendo os meios de comunicação regionais os que mais partilham sobre este assunto.

De Janeiro a Outubro deste ano analisaram-se as publicações partilhadas no Facebook, Instagram e Twitter, para perceber de que forma estavam estes temas representados nas principais redes sociais e quais as interacções identificadas. Contas feitas, há em média 268 menções à inclusão todos os meses, 102 à equidade e 91 à diversidade, o tema menos comunicado. É no Instagram (52%) onde se encontram mais referências a equidade, enquanto o Facebook reúne o maior número de menções relativamente a diversidade e a inclusão (66% e 67,9% respectivamente).

A avaliação permite ainda concluir que as menções são uma constante ao longo do ano para os três temas, mas que as efemérides surgem como momentos de picos de comunicação no caso da diversidade (por exemplo, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento) e da equidade (Dia Internacional da Mulher ou o Dia Internacional da Igualdade Feminina). No que diz respeito à inclusão, são as menções ao tema feitas por altas entidades, instituições e organizações que mais motivam o aumento do volume de publicações.

Além disso, os dados demonstram que, no caso da diversidade, são os municípios e Câmaras Municipais os que mais comunicam sobre o tema, como, por exemplo, Gouveia ou Montemor-o-Novo. Já no que diz respeito à equidade, são os meios de comunicação social que geram mais publicações, como o Expresso, Breves Jornal, Observador ou Público. Sobre a inclusão, continuam a ser os perfis de meios de comunicação social que mais abordam o tema – Breves Jornal, Diário de Notícias da Madeira, JM Madeira e Funchal Madeira.

Por último, o estudo demonstra que são as mulheres quem mais faz partilhas nas redes sociais sobre os três temas, sendo negativo para as três temáticas o tom identificado nas mensagens. Numa totalidade de 2.303 publicações, 1.874 (81%) são realizadas pelo género feminino.

«É natural que sejam as mulheres as que mais publicações fazem sobre o tema, pois ainda vivemos numa sociedade em que urge proporcionar igualdade de oportunidades a homens e mulheres, em particular no tecido empresarial. Este ano fizemos um Desk Research que concluiu que vão ser precisos mais 30 anos para que o salário médio seja o mesmo para mulheres e homens. Para sustentar estes dados e perceber a importância de a mulher ter o mesmo papel que o homem no mercado de trabalho, estamos a desenvolver o projecto ‘As One for Diversity’, em parceria com a AESE Business School, para avaliar a realidade de diferentes indústrias no que diz respeito à diversidade de género», comenta, em comunicado, Pedro Moura, director-geral da Merck.

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