Vhils homenageia designer da Mini com nova obra artística

O artista português Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils, prestou homenagem ao designer da marca automóvel Mini, Alexander “Alec” Issigonis, com uma nova intervenção artística no topo de um silo-automóvel abandonado, em Lisboa.

A obra, com uma dimensão de 30x70m, recorre a uma técnica inovadora chamada “Grid Job”, que faz uso de pequenas pedras de brita distribuídas de forma a arquitectar uma composição específica. Ao todo foram usadas 20 toneladas de pedra para dar forma a esta gigante produção artística.

Alexander Issigonis mudou-se com a sua família para o Reino Unido em 1923 e foi em terras britânicas que a sua relação à indústria automóvel se afirmou. O engenheiro e designer chegou a competir em corridas de automóveis nas décadas de 1930 e 1940, e em 1950 foi revelado o modelo que consagraria o seu trabalho na área.

«Da concepção aos materiais usados, até à execução, a obra de Vhils encapsula a irreverência, inovação e atenção ao detalhe que são traços fundadores da Mini» diz, em comunicado, Gonçalo Empis, head of Mini Portugal. «Estamos muito orgulhosos do resultado final. Sir Alec Issoginis simboliza o impacto duradouro que a criatividade pode ter e a forma como Vhils o homenageou reflecte a visão da Mini de como a arte urbana, a sustentabilidade e a diversidade contribuem para cidades mais vibrantes.»

A inauguração da nova criação de Vhils marca a mais recente iniciativa da parceria que junta a MINI com o Festival Iminente, a galeria Underdogs e o Vhils Studio. Iniciada em 2021, este ano esta parceria já deu lugar ao lançamento de uma edição exclusiva de tejadilhos artísticos MINI, assinados por artistas emergentes nacionais.

Artigos relacionados