Grupo Ageas Portugal: Nova casa a Norte
O Grupo Ageas inaugurou a sua nova casa no Norte do País: um moderno edifício com mais de 7600 m2, com muita luz natural, construído de forma sustentável e com foco na prioridade do grupo, os seus colaboradores.
O ICON Douro, localizado num dos principais eixos da cidade do Porto, entre a VCI e a Avenida AEP, assenta na materialização da visão da marca, como uma organização única, mais ágil, dinâmica, eficiente e sustentável. Segundo Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, «o edifício espelha e projecta internamente os valores do grupo – Care, Dare, Share e Deliver – e promove tanto a criatividade como a inovação, mas também a inclusão».
O edifício tem a assinatura do arquitecto Luís Pedro Silva e a construção esteve a cargo da Civilria. Destaca-se pelos traços modernos e inovadores, tendo um formato de elipse e uma fachada envidraçada em todo o perímetro com aproximadamente 3500 m2 de vidro. Na fachada, evidenciam-se também diversos “anéis” em betão armado, relevantes para a estética do edifício. O investimento de cerca de 30 milhões de euros visa responder, sobretudo, às circunstâncias de trabalho actuais e futuras.
Para Steven Braekeveldt, «antecipar e incorporar as novas formas modernas de organização é fundamental para o crescimento do grupo e revela uma aposta nos colaboradores e no desenvolvimento do trabalho totalmente assente nos princípios de colaboração, flexibilidade e sustentabilidade».
No total, o grupo segurador investiu cerca de 100 milhões de euros entre os edifícios do Porto e de Lisboa, um grande passo que permite juntar, pela primeira vez, todos os colaboradores num só edifício em cada uma das cidades, e que revela o seu elevado nível de compromisso com Portugal.
Na cerimónia de inauguração, que decorreu no mês de Setembro, com direito a corte de fita, discursos e visita guiada pelos pisos, estiveram presentes diversos parceiros, bem como Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.
A mesma cerimónia contou com muita animação, levada a cabo pelo Chapitô e por músicos igualmente convidados. Estas presenças materializam o apoio do Grupo Ageas Portugal à cultura, uma das suas mais fortes missões, sobretudo numa cidade onde se encontram o Coliseu Porto Ageas e a Casa da Música, duas entidades com estreita relação com o mesmo.
FOCO TOTAL NO BEM-ESTAR DOS COLABORADORES
O ICON Douro foi pensado de raiz para ser um espaço dinâmico e multifuncional, mas simultaneamente confortável, acolhedor e envolvente. Um local onde as pessoas se sentem bem, onde querem estar.
O Grupo Ageas Portugal abre espaço, no seu novo edifício no Porto, para novas formas de trabalhar assentes em três pontos-chave:
- Flexibilidade: com vista ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e de forma voluntária, os colaboradores podem escolher dois dias de trabalho remoto;
- Escolha livre de lugares e princípio da mesa limpa: uma dinâmica de trabalho ágil e colaborativa permite a cada pessoa escolher o lugar no qual quer trabalhar. Simultaneamente, deve assegurar que o espaço que utilizou fica em condições para ser utilizado por outro colega, aprofundando-se, assim, o espírito de empatia e entreajuda;
- Desmaterialização e redução de plásticos: promoção da redução de impressão de papel e implementação de processos digitais, bem como a introdução de copos e chávenas de vidro, abolindo de vez o plástico. Este ponto foca-se nas preocupações com a fluidez dos procedimentos internos, a sua agilização e, ao mesmo tempo, com a sustentabilidade das operações e a redução da respectiva pegada.
A FUSÃO PERFEITA ENTRE COLABORADORES E CLIENTES
Com o objectivo de proporcionar uma experiência única, integrada e com foco na qualidade do serviço prestado, há vários espaços no edifício em que stakeholders internos e externos se cruzam de forma totalmente orgânica.
Exemplo desta dinâmica é o piso zero onde, para além do Espaço Feito de Nós (dedicado a trabalhar, partilhar experiências, receber convidados, organizar conferências), se encontra a Loja Multimarca, que serve não só as várias unidades de negócio (Vida, Não Vida e Saúde), como todas as marcas comerciais.
Tendo sido o novo edifício do Porto pensado para as equipas trabalharem no mesmo espaço, este enfatiza também lideranças mais próximas, não fosse proximidade uma palavra-chave para o Grupo Ageas Portugal. Vai ser possível, assim, encontrar uma liderança e colaboradores mais próximos, o que, consequentemente, exigirá que estes sejam mais colaborativos, partilhando a cultura Ageas e bebendo da sua estratégia e missão.
E se o trabalho de equipa importa, não é menos relevante a proximidade do grupo com os seus clientes, porque colaboradores felizes geram clientes felizes.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.