Olha para a marca quando compra batatas? «O português gosta de qualidade e valoriza-a quando a encontra»

Comprar batatas pode ser mais complexo do que parece. Para cozer, fritar ou assar? Maiores ou mais pequenas? E a marca? Embora menos comum, o mundo dos frescos (legumes, frutas, carne e peixe) tem marcas, que se destacam pelo próprio produto, claro, mas também pela comunicação e estratégia de branding. É o caso da Princesa Amandine, que terminou a campanha 2021/2022 com um volume de batatas comercializado de mais de 5.500 toneladas, a nível ibérico. «Isso supõe um aumento de 49% face à campanha do ano anterior», adianta Jean Michel Beranger, director da Associação Princesa Amandine Ibéria.

Em entrevista à Marketeer, o responsável refere que «o consumidor português é exigente. Gosta de qualidade e valoriza-a quando a encontra» e é dessa forma que uma marca de batatas concorre com as restantes opções sem insígnia (pelo menos) aparente.

«Estamos em Portugal há dois anos e o balanço tem sido muito positivo exactamente por isso. A nossa batata advém da variedade Amandine e diferencia-se pelas suas características organoléticas únicas: a leveza, sabor e firmeza, que fazem com que seja perfeita para diferentes receitas e cozinhados. De referir também que somos a única batata que garante a mesma variedade durante todo o ano e isso é algo que o consumidor valoriza», acrescenta Jean Michel Beranger.

No contexto actual de inflação – que se apresenta como um desafio para todos, empresas e consumidores –, a Princesa Amandine está já a sofrer o impacto do aumento dos custos, tal como as restantes batatas no mercado. O director da Associação Princesa Amandine Ibéria adianta que estão a trabalhar na melhor forma para que esse impacto não passe para o consumidor: segundo o responsável, a Princesa Amandine, por se manter na gama das batatas de cozedura (apesar de ser uma batata de polpa firme) continua a ter um preço acessível que não ultrapassa os 2,50 euros. «O preço de venda por unidade é mais atractivo nos packs pequenos de 1,5 kg em relação a sacos maiores de outras marcas de 3 kg, que são mais caras», garante.

Com dois anos de operação no mercado nacional, a marca faz um balanço muito positivo. Sente que o consumidor português tem apreciado a qualidade da batata, o que faz com que continue a comprar. Mas quem é o cliente da Princesa Amandine? «Poderia dizer que o nosso público-alvo são todos os portugueses. Portugal é um país com uma identidade gastronómica fantástica, onde as pessoas gostam de comer e de comer bem. Neste sentido, qualquer pessoa que aprecie cozinhar ou que seja simplesmente ‘um bom garfo’, irá gostar.»

O próximo objectivo da marca é aumentar a presença nas cadeias de distribuição nacionais e, além disso, está a trabalhar na divulgação de novos lançamentos, como o pack micro-ondas de Batata Princesa Amandine, já disponível nas lojas Pingo Doce. São batatas mais pequenas e que ficam prontas a comer em apenas sete minutos no micro-ondas.

Já para o início de 2023 está previsto o lançamento da Quinta Gama, que visa facilitar o dia-a-dia do consumidor, uma vez que se trata de batatas já cozidas a vapor e com sabor a ervas provençais.

«Por outro lado, prevemos continuar com o envio de batata nova para os nossos sócios franceses, nos meses em que a produção é escassa na França. Este ano, enviámos 350 toneladas de batatas, valor que pretendemos aumentar no ano que vem», acrescenta.

Batatas rimam com… hotéis

Até 7 de Janeiro, a Batata Princesa Amandine está a organizar um sorteio através do qual é oferecida uma noite com pequeno-almoço numa unidade das Pousadas de Portugal. «A nossa estratégia aqui é muito simples: queremos proporcionar ao consumidor a melhor experiência gastronómica possível, ao mesmo tempo que fomentamos o turismo local. E uma vez que gastronomia e hotelaria estão frequentemente ligados, a ideia surgiu daí», explica Jean Michel Beranger.

Neste momento, esta é a única parceria em vigor, mas entre os meses de Junho e Agosto ofereceram uma experiência gastronómica no Eleven, em Lisboa, vencedor de uma estrela Michelin. Já para o Verão de 2023, estão a trabalhar no conceito de noites Spa&Gourmet, mais «uma acção em torno da gastronomia e requinte».

Em Portugal, a Batata Princesa Amandine comunica os seus produtos através do próprio site, mas também das páginas de Instagram e Facebook, onde partilha ideias e receitas. Nesta linha, tem trabalhado com influenciadores, tanto numa lógica de embaixador, como também de forma mais pontual – como aconteceu com o avental exclusivo desenhado em parceria com a artista Carolina Maria.

«Numa óptica de responsabilidade social, também nos associámos à Cáritas Portuguesa e às Aldeias SOS para a doação de produto», conta o director da Associação Princesa Amandine Ibéria.

Texto de Filipa Almeida

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