Cinco dias de detox no Longevity Health & Wellness Hotel

Fomos desafiados para um programa de cinco dias no Longevity Health & Wellness Hotel, em Alvor. Se acha, como eu, que não aguenta, garanto-lhe que está completamente enganado. Sai-se renovado, tranquilo, com maiores defesas e todo um aparelho digestivo e intestinal a funcionar sem problemas. Ah, e uma pele mais radiante.

Se é dos que gosta de grandes hotéis com várias piscinas, alguns restaurantes, hambúrgueres e sanduíches a intercalar o mergulho, e de levar as crianças da família, então este artigo não é para si! É que no Longevity Health & Wellness Hotel, em Alvor, é tudo ao contrário. Para começar, não há centenas de quartos, mas 70; piscina de exte[1]rior só tem uma, no rooftop e em jeito de infinity com vista sobre a vila e o mar ao fundo; hambúrgueres apenas em Agosto – devido à mudança do perfil de cliente –, sendo um na variedade carne e um segundo veggie; e as crianças, essas têm mesmo que ficar em casa que este hotel é só para adultos! E ainda bem, ou não tivesse a saúde e o bem-estar como principal foco e a ambição de se vir a afirmar como dos principais players internacionais no Turismo de Saúde.

O Longevity Health & Wellness Hotel veio responder a uma ambição do Grupo HPA Saúde e da Longevity Wellness Worldwide, de criação de uma unidade hoteleira de “referência mundial, totalmente vocacionada para a saúde e bem-estar, com um ambiente de Spa, equipa profissional e focada na excelência do serviço, equipamentos com tecnologia de ponta e serviços abrangentes capazes de servir um mercado mundial crescente de pessoas que, saudáveis, com desequilíbrios ou em pré-doença, procurem soluções integradas e impactantes para reparar, regenerar, preservar e/ou promover o seu estado de saúde, bem-estar e beleza, promovendo vitalidade, autoconfiança e qualidade de vida”.

Foi, literalmente, tudo isto que ali encontrei. Cheguei ao Longevity um quase “farrapo”, confesso, de noites mal dormidas, alimentação descuidada, cansaço e stress acumulados. E cheguei pela hora de jantar, em Agosto, com o único restaurante – o Pure Cafe no rooftop – a fechar às 21h30, o que me fez optar por uma refeição no quarto. Não vi muito do espaço, pois só me apetecia estender, mas percebi em minutos a vontade de responder ao hóspede por parte de quem recebe. Haveria de confirmar e reconfirmar, uma e várias vezes, ao longo dos dias seguintes. O convite feito era para cinco noites de Longevity Essential Detox. Não sabia exactamente bem ao que ia mas sabia, isso sim, que devia ser o que estava a precisar. E não me enganei.

Segunda-feira

Ainda antes das 9h00 e em jejum, análises ao sangue. Medição da pressão arterial e avaliação de todos os níveis cardiovasculares. Mais ainda, estudo dos metais pesados (confesso que nem sabia que tínhamos tantos no corpo…) e consulta médica anti-aging, com a rigorosa e criteriosa Joana Santos. Sim, o trabalho é deste nível. Não se avança para qualquer programa sem uma radiografia total do que temos, o que nos falta, do que precisamos e o que procuramos. No meu caso, confesso que me cheguei a assustar com alguns resultados, nomeadamente de carência vitamínica… e outras! Só por isso, e para ter essa noção, já teria valido a pena.

Mas a manhã continuaria com uma sessão terapêutica com ozono e oxigénio, directamente no sangue. Estranha-se, mas entranha-se. E, ainda antes de almoço, um dos pontos que muito me ajudou. Há anos que faço exercício físico, de diferentes géneros e com maior ou menor impacto. Mas sempre descurei a avaliação óssea e fui “curando” as mazelas nas costas com torções e trabalho de yoga. Por isso, foi surpreendente conhecer o osteopata Ricardo Costa e perceber que eu nada percebia, após uma avaliação da disfunção vertebral, mais uma tomográfica e toda uma sessão de osteopatia. Para começar, «o yoga engana», garantiu-me Ricardo. É que faz com que as dores “desapareçam”, mas não elimina ou trabalha o problema, repetiu-me. No meu caso, tudo o que me fez, de forma simples, inesperada e sem grandes pressões, teve resultado imediato.

Pausa para almoço, que a tarde ainda prometia: um tratamento intenso de detox na Dash Dôme, que funciona como se fosse uma sauna com lasers, em formato de câmara. Transpira-se e elimina-se toxinas, complementando de seguida com uma massagem exfoliante de flor de sal e matcha. Descanso, então, até à hora de jantar no Pure Café, onde a comida se diferencia pela simplicidade dos sabores e onde os produtos bio, locais, os legumes e o peixe são reis à mesa. São várias surpresas de aplaudir, algumas repetidas nos dias seguintes, como a salada de lagosta, o robalo fresquíssimo, ou o “demoníaco” brownie de cacau. Ah, claro que nos é desenhado todo um plano alimentar para os dias que por ali passamos e que inclui almoço e jantar. Aconselha-se a que se salte o pequeno-almoço, compensado com um smoothie mais ao final da manhã (que se repete a meio da tarde, em jeito de lanche), mas se for dos que não consegue passar sem comida logo de manhã, fique descansado que há todo um buffet de frutas, queijos, cereais, frutos secos e alguns pós de suplementos, como matcha ou spirulina, que o aconchegam.

Terça-feira

Depois de uma aula de yoga, que ajudou a alinhar o dia, uma sessão de ozono e oxigénio, mais uma avaliação dos níveis de bem-estar e nutrição. “Ansiedade” ou “envelhecimento” foram só duas das palavras que retive dos resultados e que me têm ajudado a tentar manter ao máximo os ensinamentos recebidos naqueles dias. Para contrariar os níveis que por ali foram detectados, pois claro.

Almoço saudável, que logo depois estava agendado um ritual de envolvimento detox, com lama e, melhor ainda, uma massagem detox reenergizante.

E tempo, sempre, para uns mergulhos. Na piscina ou na praia, a dois minutos de carro e a 15 a pé.

Quarta-feira

Acordei com dores de cabeça, confesso. Estranhei até perceber que, eventualmente, já todo o meu organismo estava a responder a tratamentos e à alimentação e a expulsar toxinas. Passariam a tempo de experimentar o ritual de reshape e pressoterapia. Confesso que, mais uma vez, fiquei impressionada quando terminou o tempo do tratamento e a minha barriga tinha, literalmente, encolhido (para dentro). Não se pode ter isto em Lisboa de vez em quando?

Mas não aplaudi menos o detox e “facial repair”. Ao longo de uma hora entregamo-nos nas mãos de uma terapeuta que nos limpa, exfolia e hidrata o rosto, com os últimos 30 minutos numa miraculosa radiofrequência que nos alisou linhas, regenerou e rejuvenesceu. O impacto foi tal, que durante umas horas passeei-me com figura de parva a tentar evitar “estragar”…

Quinta-feira

Manhã apenas para repetir o tratamento de intenso detox e perda de peso, enquanto a tarde estaria destinada a uma massagem linfática manual.

Cereja no topo do bolo – e porque por ali também se dá uma atenção enorme a todos os eixos emocionais e mentais – uma hora de sacro-craniana. O que é isto? É nem mais que uma terapia que usa as mãos para avaliar e corrigir disfunções no corpo e no sistema sacro-craniano, os quais podem causar disfunções neurológicas, mecânicas, digestivas, posturais e do sistema nervoso central.

Obrigada e obrigada! Vim desintoxicada.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Artigos relacionados