68,3% dos consumidores nacionais que compra em redes sociais recorre ao Facebook
Mais de um terço dos portugueses com perfis criados em redes sociais já fazem compras online directamente através destas plataformas, revela um novo estudo da Marktest, “Os portugueses e as redes sociais”. De acordo com os dados, o universo de utilizadores portugueses que admite o hábito de comprar produtos através de redes sociais estabilizou na ordem dos 37% nos últimos dois anos, situando-se actualmente nos 37,4%.
A análise permite também constatar que nos últimos dez anos o universo de compradores através de redes sociais mais do que duplicou em Portugal, aumentando 22.7 pontos percentuais desde os 14,7% que se registavam em 2013.
O Facebook, que é a rede dominante em Portugal – com maior notoriedade e mais perfis criados no País –, lidera também no critério de redes sociais mais utilizadas para comprar produtos online: 68,3% dos portugueses com perfis em redes sociais e que faz compras através dessas redes diz ter usado o Facebook para esse efeito na última compra efectuada. Na segunda posição surge o Instagram com 22,5% de utilizadores.
Mas nas gerações mais jovens esta lógica inverte-se. O estudo da Marktest revela que na Geração Z, entre os 15 e os 24 anos, a última compra efectuada através de redes sociais foi maioritariamente feita através do Instagram, com 55,8% de respostas entre os compradores desta faixa etária. O Facebook surge na segunda posição, com 36,6%.