Havaianas e Add Fuel transformam chinelos em obras de arte únicas no Mundo
Pode um par de chinelos da Havaianas ser uma obra de arte? A resposta é sim e essa realidade surge graças à parceria da marca brasileira com o artista português Diogo Machado, mais conhecido por Add Fuel.
Partindo da sua inspiração artística – os azulejos portugueses –, Add Fuel foi desafiado pela Havaianas a pegar em dois pares de chinelos e a criar na sua base designs únicos no Mundo. Tudo começou ainda antes da pandemia, mas só agora, com alguns adiamentos depois, é que o projecto se concretiza.
«Houve uma junção entre criar algo que fosse muito próximo a uma peça de arte e a um produto. Ao juntar os dois e fazer só um par de chinelo de cada transforma-se esse produto ainda mais numa peça de arte», diz, Diogo Machado, em entrevista à Marketeer.
Assim nascem o AZ Slim e o AZ Top, dois modelos com um formato mais feminino e mais masculino, respectivamente. Tal como qualquer outra obra de arte, também estes chinelos estarão em exposição no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, acompanhados de dois azulejos que completam esta criação.
Branco + Azul = Add Fuel
Conheça ou não o trabalho de Add Fuel, basta visitar as suas redes sociais para perceber qual é a base do seu trabalho artístico. O azulejo português é predominante em tudo o que faz e na parceria com a Havaianas o caso não podia ser diferente.
O modelo mais feminino dos chinelos, designado AZ Slim, tem um padrão camélia, muito presente na azulejaria portuguesa. «É um padrão redesenhado por mim, super delicado, mais floral, leve, subtil», afirma o artista. Já o design do AZ Top nasceu de um azulejo que Diogo Machado viu um dia na Graça, em Lisboa, e que achou «extremamente interessante» para redesenhar.
Produzido inteiramente em Portugal (com excepção do próprio chinelo), este produto contempla ainda uma outra vertente: a social. Além de serem únicos e de estarem em exposição num museu, os chinelos da Havainas x Add Fuel vão ainda ser leiloadas para que os lucros sejam doados à casa de acolhimento para jovens Mão Amiga.
A base de licitação é de 1500 euros e o leilão decorrerá na própria página de Instagram de Diogo Machado. Esta não é a primeira vez que faz algo no género numa plataforma digital, salienta o artista, referindo que quando começou a guerra na Ucrânia levou a cabo exactamente o mesmo processo para ajudar aqueles que mais precisavam na altura.
«Já que tenho esta possibilidade, e sinto-me muito grato por isso, tento fazê-lo sempre que posso. Sabe bem ajudar. Todos os envolvidos no projecto acharam que era uma óptima forma de lhe dar relevância. E faz todo o sentido.»
Embora esta não tenha sido a primeira vez que Add Fuel colaborou com uma marca conhecida do público, afirma que teve um gosto especial por ser uma insígnia que faz parte da sua vida desde jovem e com a qual lhe fez sentido trabalhar. «O convite da Havaianas foi muito bem recebido.»
A exposição no museu, assim como o leilão no Instagram estarão disponíveis até ao dia 11 de Dezembro.
Texto de Beatriz Caetano