Como poupam os portugueses para a reforma? ASF vai estudar hábitos e motivações
A ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões está a promover um inquérito sobre a poupança de longo prazo para a reforma. Em parceria com a Universidade do Minho, a ASF pretende conhecer melhor a relação entre os portugueses e a poupança, sabendo já, à partida, que “Portugal apresenta um perfil de poupança dos particulares relativamente baixo”.
Segundo a ASF, este factor, conjugado com a pressão demográfica que existe sobre os sistemas públicos de pensões, “coloca em destaque a importância da poupança de longo prazo para a reforma”.
O estudo vai incluir, numa primeira fase, um inquérito à população portuguesa sobre o tema, abordando as suas necessidades, hábitos e motivações no planeamento da reforma.
Este inquérito terá quatro grandes objectivos, segundo revela a ASF em comunicado: caracterizar a população que poupa para a reforma, incluindo comportamentos e hábitos de poupança de longo prazo; avaliar os conhecimentos sobre os regimes de reforma e sobre os produtos financeiros de poupança de longo prazo; avaliar as motivações para a poupança para a reforma; e percepcionar o domínio do contexto institucional, ao nível regulatório e de supervisão