Internacionalização pelo Digital: a maior oportunidade de crescimento

Por Pedro Barbosa, CEO da Wise Pirates

É indiscutível: a digitalização continua num crescimento acelerado e a única forma de integração é adaptarmo-nos a esta nova realidade, seja como pessoas individuais, comunidades ou empresas. Hoje, viver de costas voltadas para a conectividade é ser uma alma perdida num planeta globalizado, no qual o território virtual já chega algumas vezes a ser mais real que a própria realidade.

Felizmente, em Portugal, não estamos a fechar os olhos a esta nova realidade. No entanto, a passagem para o mundo digital, apesar de ser tida em consideração e ser valorizada, não acontece ao ritmo esperado nem acompanha a tendência europeia. É uma oportunidade que permite às empresas encontrar mercados mais rentáveis, públicos mais alinhados com a sua proposta de valor e uma exposição global que não seria possível há décadas.

Para mim, este ponto é de facto incrível quando pensamos bem nele: existem pequenas empresas com muito talento em Portugal que nunca teriam o crescimento merecido se não fosse possível projectarem-se através da Internet. Esta nova realidade que já assumimos como commodity permitiu que qualquer loja ou negócio, independentemente da sua dimensão, pudesse ter uma montra que não está direccionada para uma rua ou um cenário, mas para todo o mundo; e que o mercado natural das empresas portuguesas deixasse de ser Portugal apenas. Um facto que adquire especial relevância num momento em que nos aproximamos da peak season.

De acordo com os dados relativos a 2021 da ANACOM, Portugal era o 24.º país da União Europeia (UE27) no que respeita a percentagem de indivíduos que realizaram compras online e o 21.º país em vendas online. O e-commerce nasceu atrasado em Portugal, mas tem recuperado desde 2020 a uma velocidade superior aos congéneres europeus e revela um potencial único para as marcas portuguesas fortalecerem os seus níveis de exportação, nomeadamente para a Europa, que pode representar um dos mercados estratégicos para uma aposta sólida e gradual. É importante referir que a internacionalização através do digital permite testes efectivos com muito menor investimento, mas necessita de frameworks avançados e sistemáticos, que permitam decisões que usem o melhor dos dados e da experiência para aumentar a probabilidade de sucesso, sobretudo em mercados mais competitivos. No nosso caso em específico, arrancámos o processo de internacionalização em terrenos europeus, na Suíça, onde temos já uma operação há alguns anos, mas alargámos a nossa presença com parcerias estratégicas nos Estados Unidos, Holanda, Espanha e Brasil.

No que diz respeito à internacionalização, o que sentimos é que a abordagem do mercado a este tema continua a ser ad-hoc e sem processos profissionalizados. A utilização de um modelo de trabalho, passa, enquanto parceiro, por guiar as empresas no processo a entender o potencial que podem ter com a internacionalização digital de forma concreta e pragmática. Estes processos usam dados actualizados para escolher mercados e regiões, audiências e meios de pagamentos, sistemas logísticos e condições de entrega, e muitos outros relevantes na ICRO – a optimização da conversão internacional.

Crescer internacionalmente através do digital é uma oportunidade muitas vezes desvalorizada, mas com um potencial enorme de criar um programa iterativo que permite um investimento progressivo ao longo do tempo até ser possível ganhar escala e crescer em volume.

Neste percurso, a Google tem desempenhado um papel central como aliado das empresas, seja pelas formações que disponibiliza gratuitamente, pela intuitiva interface que oferece nas diferentes ferramentas ou pelas parcerias que estabelece. Exemplo é o próximo seminário que realizará no próximo dia 3 de Novembro, sob o mote “Steering the ship of internationalization”, em parceria com a Wise Pirates, no qual abordará temáticas como “How to Scale your Business with export” ou “ Economic Ecosystem Portugal & Challenges”, entre outras importantes para esta área.

Por representar um dos locais onde há todo um ecossistema de crescimento, uma navegação no mar digital é o caminho a seguir, de forma conjunta, para permitir expandir a presença internacional das empresas. Para um mercado pequeno como o de Portugal, as perspetivas são positivas e a internacionalização por esta rota pode representar um imenso horizonte de oportunidades, tantas vezes negligenciado por desconhecimento.

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