Domino’s vai inaugurar quase 20 lojas em Portugal até ao final de 2023. Glovo complementa ambição de expansão

O que leva um restaurante que tem o seu próprio serviço de entregas (e que faz dele bandeira) a fechar uma parceria com uma aplicação… de entregas? A Domino’s é um dos mais recentes exclusivos da Glovo, mas a associação não será tão estranha como poderia parecer à primeira vista: «Temos noção da dimensão da Glovo e que através dela podemos chegar a cada vez mais pessoas, dando a possibilidade aos amantes de pizza que ainda não nos conhecem de provarem os produtos da maior marca de pizza do mundo», explica Luís Pica, country director Portugal & Group Chief Procurement & Supply Chains Officer.

Em entrevista à Marketeer, o responsável indica que a parceria exclusiva permite ampliar a presença no delivery e chegar a todas as pessoas que ainda não tinham decidido o que pedir para o almoço ou jantar. É que apenas quem já sabe que quer Domino’s se dirige ao site ou aplicação da marca; quem não sabe bem o que quer e está aberto a sugestões poderá ser conquistado através do marketplace da Glovo. «Achamos que esta é uma das grandes diferenças», sublinha.

Quanto ao feedback dos clientes, Luís Pica refere que a oferta no menu, os preços competitivos e a qualidade dos produtos são os três ingredientes que têm levado ao sucesso de vendas da Domino’s em Portugal e à adesão de cada vez mais clientes. Na app da Glovo «não tem sido diferente», conta, referindo que a reacção é muito positiva e que a média de avaliações é de 98% de satisfação. «Consideramos que este é um indicador bastante optimista e que nos leva a afirmar que a nossa entrada na Glovo foi benéfica e tem potencial para continuar a proporcionar aos clientes um serviço de qualidade.»

Actualmente, a Domino’s conta com 50 lojas em Portugal, 17 das quais em regime de franchising, e todas elas integradas na plataforma da Glovo. Com este raio de acção, a cadeia de restauração consegue estar presente de Norte a Sul do País, em linha com o objectivo de ser uma marca reconhecida em todo o território nacional.

«Apesar de, neste momento, estarmos ainda mais localizados no litoral, planeamos alargar a nossa cobertura geográfica e chegar até às localidades do interior», adianta o country director Portugal & Group Chief Procurement & Supply Chains Officer. Ainda este ano, está prevista a abertura de mais duas a três lojas. Já para 2023, o plano passa por inaugurar mais 10 a 15 lojas.

Numa visão mais longo prazo, a Domino’s ambiciona chegar às 150 lojas em Portugal, sobretudo por via de franchisado. Luís Pica considera que este é um plano ambicioso, mas exequível, uma vez que a aceitação por parte dos consumidores tem sido positiva e as vendas têm aumentado ano após ano.

Sobre a possibilidade de alargar a outras apps de delivery, o responsável sublinha que a Domino’s quer assegurar que tudo funciona da melhor forma, tanto nos canais de venda próprios como na Glovo e que, neste momento, o foco está mesmo nesta parceria. «Estamos sempre atentos a novas oportunidades e a analisar o mercado, para que possamos oferecer ao público uma oferta cada vez mais autêntica e diversificada. Por isso, caso no futuro se venha a revelar conveniente, avaliaremos a nossa presença noutros locais», conclui.

Do lado da Glovo, Joaquín Vasquez, general manager para Portugal, acredita que um dos argumentos para o sucesso desta colaboração assenta no facto de que a Glovo e a Domino’s não são marcas concorrentes ou que se canibalizem. São, antes, «duas empresas que se complementam, com um vasto conhecimento do mercado e perfeita compreensão daquilo que o mesmo exige».

À Marketeer, o responsável indica que a Glovo apresenta outras características vantajosas para a Domino’s, como a aposta na inovação (foram pioneiros no Q-Commerce) e a visão agregadora do presente e do futuro e do negócio. «Com isso, a Glovo consegue trazer ainda mais visibilidade e, consequentemente, vendas, mesmo a uma marca já tão bem estabelecida no mercado como a Domino’s», afirma.

E como funcionam as promoções? «Na Glovo, definimos momentos específicos de promoções, os quais têm um calendário fechado a cada semestre», esclarece Joaquín Vasquez. Isto significa que os utilizadores poderão encontrar descontos diferentes nos canais próprios da Domino’s e na app da Glovo, incluindo reduções até 50%, entrega 2×1, ou entrega grátis, por exemplo.

«Em conjunto, estabelecemos aqueles momentos em que faz sentido a Domino’s estar presente. Caso os calendários não sejam coincidentes, poderão ser definidos momentos caso-a-caso passíveis de alinhar com a estratégia promocional da Domino’s. Assumimos, desde logo, total abertura para nos adaptarmos e alinharmos a estratégia promocional», acrescenta o líder da Glovo no mercado nacional.

Texto de Filipa Almeida

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