Pine Cliffs Resort: Aposta no segmento do wellbeing

Durante muito tempo a promoção que foi feita do Algarve destacava um destino de praia e sol, mas, aos poucos, a região tem vindo a trabalhar outros mercados e segmentos para conseguir combater a sazonalidade e atrair outro turismo, como o de saúde e bem-estar ou de natureza. «No Pine Cliffs Resort orgulhamo-nos de, nos últimos anos, termos apostado numa oferta combinada de bem-estar, impulsionada pelo nascimento da marca pioneira Serenity – The Art of Well Being. Este tem sido um caminho de sucesso», salienta Bruno Silvério, director de Marketing e Comunicação do Grupo United Investments Portugal. No entanto, é inegável que a localização do Pine Cliffs Resort sempre foi um dos principais atractivos para os turistas nacionais e internacionais. O turista internacional valoriza muito as paisagens, a gastronomia e as experiências locais. O nacional privilegia a proximidade da praia, a comodidade e a segurança. A prova disso, sublinha Bruno Silvério, são os galardões recebidos nos World Travel Awards 2022: Melhor Resort de Praia em Portugal e Melhor Resort de Lazer na Europa. O acesso directo e privilegiado à praia da Falésia, bem como a oferta de serviços e actividades ao longo de todo o ano, são factores determinantes para esta dupla premiação.

Na oferta do Pine Cliffs Resort, os hóspedes valorizam essencialmente o facto de poderem fazer tudo sem terem de se deslocar para fora do resort. Não só tem uma ampla variedade de serviços (12 restaurantes e bares, campo de golfe de nove buracos, academia de golfe, cinco campos de ténis, um campo de padel, o Serenity SPA, dois health clubs, um studio, um boot–camp, o Porto Pirata – a aldeia das crianças, o Junior Club – para os adolescentes, praia com acesso directo, oito piscinas, lojas, etc.) como ainda tem uma rede de parceiros que permitem proporcionar as mais variadas experiências, sejam em família, casal, entre amigos ou no âmbito corporativo.

COMEMORAR DE FORMA CONTINUADA

Com três décadas de história, há momentos que ficarão para sempre nos anais do resort, como a abertura do Porto Pirata, as icónicas Summer Galas, a abertura das Pine Cliffs Ocean Suites (em 2016), que trouxeram com elas o Serenity – The Art of Well Being e o Zest – Mind, Body & Soul.

Em vez de apostar num grande evento, no Pine Cliffs Resort decidiram comemorar o 30.º aniversário de forma continuada. A campanha “The meaning of life” assinala as histórias que celebram a família, a gastronomia, o desporto, a partilha e o bem-estar. «No fundo, celebram a vida», resume o responsável. O mote acompanha o resort durante todo o ano e o reforço da marca Pine Cliffs Resort e das memórias que proporciona foi o principal objectivo. Como resultado «registámos um reforço do sentimento de pertença, tanto de quem nos visita como daqueles que trabalham connosco. São já várias as gerações que nos escolhem ano após ano como o local “onde a vida tem sentido, onde a vida acontece”. Este aniversário pertence também a quem nos visita e acompanha e quisemos celebrar isso».

O resort que conta, desde sempre, com uma vasta oferta de experiências exclusivas de lazer e lifestyle, este ano, por causa do aniversário, apostou numa agenda ainda mais recheada. O Pine Cliffs Winners’ Cup é já uma referência no calendário de eventos algarvio e, em Abril, ditou o arranque dos eventos que comemoram as três décadas de existência. Também teve a reabertura do MIMO Algarve com algumas novidades: durante o dia passou a funcionar como Espresso Bar (novidade) e Loja Gourmet; reabriu enquanto escola de cozinha, o local ideal para aprender receitas e desvendar segredos sobre comidas e bebidas; inaugurou uma nova área para Vinhos e Petiscos (Wines & Tapas) na esplanada exterior; e deu novamente palco à Chef ’s Table, uma experiência culinária verdadeiramente intimista. Acolheu também o Algarve Smooth Jazz Festival e fez algumas festas destinadas aos hóspedes, como a Tiki White Party e a Full Moon Party. Além disso, o Pine Cliffs Resort lançou produtos de marca própria – vinho, compotas, ervas e frutos secos Vale do Freixo, e a cerveja artesanal Falésia – e reabriu o Zest – Mind, Body & Soul, o restaurante mais saudável. Do programa faz ainda parte o Christmas Market.

EXPERIÊNCIA CULINÁRIA INTIMISTA

«Sabíamos que queríamos trazer de volta a dinâmica da Chef’s Table ao Pine Cliffs Resort e não havia melhor pretexto que o nosso 30.º aniversário para o fazer», conta Bruno Silvério. O lançamento decorreu durante os meses de Verão, com quatro chefs (Rui Paula, Marlene Vieira, Óscar Geadas e Vítor Sobral) e quatro enólogos (Jorge Serôdio Borges, Sandra e Andrea Tavares, Carlos Lucas, José Luís Moreira da Silva) convidados. Os quatro jantares harmonizados foram um verdadeiro sucesso, garante o director. Depois desta série bem-sucedida e limitada de quatro eventos, deram continuidade à experiência gastronómica num registo mais intimista e a cozinha do MIMO Algarve passou a ser palco destes jantares, todos os sábados à noite, até ao fim do ano. Os participantes são recebidos pelos chefs e sommeliers do Pine Cliffs Resort e haverá algumas edições especiais com chefs VIP convidados. Trata-se de jantares com oito pratos, cujo menu é cuidadosamente elaborado e o objectivo máximo é dar a conhecer os melhores produtos da região.

«Este tipo de iniciativas tem como objectivo trazer uma maior oferta gastronómica para os nossos hóspedes, combater a sazonalidade da região com novas experiências e desafiar os locais a visitarem-nos durante todo o ano», comenta o responsável, que não tem dúvida de que a Chef ’s Table lhes permitiu chegar a novos públicos, dentro do segmento mais fine dining. Já o Zest – Mind, Body & Soul voltou para ser um sucesso. «Servimos pequenos-almoços, almoços, sumos e snacks que vão ao encontro do que é uma alimentação mais cuidada e saudável.»

Na verdade, além da gastronomia e do desporto, o Pine Cliffs Resort tem feito uma grande aposta no segmento do wellbeing, através da marca Serenity Spa. A missão do Serenity – The Art of Well Being é promover uma mistura harmoniosa de ambientes idílicos, produtos e instalações de alta qualidade, e experiências personalizadas e autênticas para a mente, corpo e alma. «No fundo, o que fazemos, desde sempre, é oferecer uma abordagem verdadeiramente holística. Os programas abrangem todos os elementos de um estilo de vida saudável, concebidos para banir o burnout e recuperar a vitalidade», explica o responsável. E confidencia que têm procura para todo o tipo de tratamento que propõem e que têm disponível, mas destaca a Fitness Journey, Yoga e Detox. No caso do Detox, por exemplo, a má gestão do stress e o burnout transformaram-se em palavras cada vez mais presentes no vocabulário de muitos executivos. Combater e prevenir é o foco do programa Detox, cujas prioridades são relaxar, desacelerar e ressincronizar. «Temos tido cada vez mais procura nesta área, até porque, ao longo do tempo, temos vindo a conquistar um espaço importante neste campo. O sucesso que temos vindo a conquistar nesta área tem sido reconhecido por todos.»

Recorde-se, por exemplo, que foram escolhidos para acolher, em Setembro, pela segunda vez consecutiva, a edição do Healing Summit, da Healing Hotels of the World. A cimeira reuniu várias personalidades e oradores e tinha como objectivo sensibilizar e inspirar mudanças na indústria do bem-estar e da hotelaria em todo o mundo. O Pine Cliffs Resort foi escolhido para ser palco do evento internacional, com duração de dois dias, pelo caminho que tem vindo a fazer na área de wellbeing.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 315) da Marketeer.

Artigos relacionados