Basta deixar “cair” e pagar. Sabe como funcionam as caixas da Decathlon?

Já foi a uma loja Decathlon e, no momento de pagar, deu de caras com uma máquina que regista os produtos sem ser preciso digitalizar códigos de barras ou procurar o ícone correspondente no ecrã (como acontece com frutas e legumes em alguns supermercados, por exemplo)? Desde 2019 que as lojas da Decathlon em Portugal apresentam esta tecnologia que quase parece um truque de magia: basta deixar “cair” os artigos na caixa e a máquina reconhece-os automaticamente.

Não se trata, contudo, de magia. Na base desta solução está a tecnologia RFID – ou seja, Identificação por Radiofrequência – que permite que cada cliente ganhe cerca de 5 segundos por artigo face ao sistema tradicional. Segundo fonte oficial, trata-se de um conceito de Quick Check Out (QCO) e não apenas de Self Check Out, uma vez que aquilo que a Decathlon pretende é garantir uma passagem rápida, mas com acompanhamento se for necessário. «Nunca esquecendo que há clientes que preferem fazer o pagamento em total autonomia e outros preferem ser auxiliados, o nosso desafio é conseguir equilibrar esta balança no dia-a-dia», refere porta-voz à Marketeer.

Actualmente, todas as lojas Decathlon em Portugal contam com esta solução. No início da pandemia, o Quick Check Out foi alargado a todas as caixas de forma a minimizar o contacto, em linha com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde.

Mas o início do projecto remonta a 2008, quando os primeiros testes foram realizados em França. «Desde então, tem sido uma evolução gradual», refere a mesma fonte. «Olhando para toda a nossa cadeia logística, o RFID é um grande motor da nossa transformação digital, contribuindo de forma significativa para a automatização de procedimentos e para o aumento de fiabilidade dos mesmos.»

O grande desafio será garantir que cada produto vendido na Decathlon tem um chip RFID, o que poderá ser particularmente difícil quando o artigo não é fabricado pelas marcas Decathlon.

Rendidos à “magia”

No final do ano passado, a Decathlon realizou um inquérito em várias lojas e os resultados foram positivos: em média, 90% dos clientes gosta do processo de pagamento, sendo que a loja com melhor desempenho alcançou 94% de satisfação.

A Decathlon reconhece que algumas pessoas preferem o atendimento numa caixa tradicional, uma vez que pelo menos parte do processo está agora nas mãos dos clientes e há quem considere que não é o seu “trabalho” e que, além disso, estas mudanças poderão resultar em despedimentos. «Mas a estratégia é mais complexa do que simplesmente retirar colaboradores da linha de caixas. Na verdade, o nosso objectivo é transferir esse capital humano para dentro de loja, ondem aí sim, o cliente precisa de um aconselhamento técnico para escolher o seu produto e para ter uma experiência mais enriquecedora», explica o porta-voz.

«Entre ter um colaborador a passar artigos na caixa, ou ter esse mesmo colaborador disponível dentro de loja para poder auxiliar um cliente a escolher o produto que mais se adequa à sua prática desportiva, não tenho dúvidas de que a maioria dos clientes escolheria a segunda opção.»

É também neste cenário que a Decathlon está, entre outros, a trabalhar para automatizar os inventários de stock, libertando os colaboradores de tarefas rotineiras e que dão menos prazer.

Já no que às caixas diz respeito, o próximo passo na estratégia de digitalização é desmaterializar o processo de pagamento. «Assistimos cada vez mais a insígnias a testar soluções de loja sem caixas tradicionais e a Decathlon não é uma excepção», estando de olhos postos numa tecnologia que permita replicar a estratégia nos próximos anos.

«Ao dia de hoje, com 100% Quick Check Out, diria que estamos a meio caminho do nosso projecto e que os próximos passos são claros», nomeadamente: a curto prazo, dar ao cliente a possibilidade de pagar em autonomia a dinheiro; a longo prazo, permitir ao cliente pagar em autonomia um produto de loja através da sua app Decathlon (sem necessitar de passar pela linha de caixas).

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados