O bem-estar pós-pandemia: 60% dos portugueses tem uma planta e 70% faz pão

Numa realidade pós-pandemia, os portugueses estão mais focados no seu bem-estar e lazer. A conclusão é de um relatório da Klarna, segundo o qual, nos últimos dois anos, os consumidores formaram novos hábitos tendo em vista a sua saúde.

Entre as principais conclusões, a Klarna indica que 60% dos portugueses tem pelo menos uma planta em casa e 95% dos donos de plantas disse que estas os fazem sentir mais felizes. A geração que tem mais plantas é a X (63%), seguida dos Baby Boomers (60%), Millennials (59%) e Geração Z (45%).

Segundo o mesmo estudo, 70% dos consumidores portugueses cozinha pão e bolos com mais frequência do que há dois anos e a mesma percentagem experimenta novas receitas com maior regularidade. No que diz respeito à inspiração, 50% dos consumidores encontra-na para cozinhar em blogues e apps e 44% inspira-se em contas nas redes sociais.

Verifica-se também que 40% dos consumidores portugueses começou a meditar por recomendação de amigos e familiares e metade nota melhorias no humor. Além disso, 50% refere que ler é o hábito preferido e 15% passou a incluir a meditação na rotina.

Quanto ao mindfulness, os alimentos e bebidas foram os artigos mais comummente mencionados pelos consumidores portugueses (35%) para fomentar esta prática, assim como velas e difusores de óleos essenciais (23%).

O estudo da Klarna tem por base as respostas de mais de mil consumidores portugueses com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos.

«A pandemia marcou muito os hábitos de consumo dos portugueses, mas também os seus hábitos de bem-estar e lazer. Estão mais focados em si, no seu espaço e no seu corpo e é importante que as marcas tenham estas características em atenção, para adaptarem as suas abordagens de contacto com os seus clientes», refere Alexandre Fernandes, country manager da Klarna em Portugal.

Artigos relacionados