EuroPride 2025 vai ser em Lisboa. Organização fala em “zero apoio financeiro”

Lisboa conquistou, no último fim-de-semana, a organização do EuroPride 2025. A candidatura da capital portuguesa recebeu 79% dos votos, segundo avança Diogo Vieira da Silva, da Global Shapers Lisbon, numa publicação partilhada na sua página no LinkedIn.

Segundo o responsável, este evento engloba, entre outros, uma Conferência Internacional de Direitos Humanos, um Encontro de Jovens e um Encontro de Pais. No total, serão nove dias de actividades culturais, empresariais e desportivas que têm em vista um mundo mais diverso, equitativo e inclusivo.

Na mesma publicação, Diogo Vieira da Silva indica que o EuroPride deverá ter um impacto económico maior do que a Web Summir ou a Eurovisão, eventos que Lisboa também acolheu. Porém, o interesse parece ser significativamente diferente: «Tal como se sucede habitualmente com as questões LGBTI+ em Portugal, esta candidatura contou com o apoio político do Governo e Autarquia, mas ZERO apoio financeiro.»

A candidatura ao EuroPride 2025 foi «na totalidade paga pela Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal e seus empresários», refere ainda o responsável, sublinhando que as entidades públicas portuguesas ainda vão a tempo de se juntarem.

Artigos relacionados