49% dos consumidores acredita que o metaverso vai reforçar as ligações humanas

Quase metade dos consumidores (49%) acredita que o metaverso tornará as ligações humanas mais fortes e melhorará as relações com a família, amigos e colegas. As conclusões são de um estudo da Talkdesk, especializada em centros de contacto na nuvem para empresas focados no cliente, que inquiriu 1500 norte-americanos.

«Enquanto a realidade de um metaverso sofisticado, intuitivo e consistente ainda está no horizonte, os consumidores estão a começar a mergulhar em plataformas semelhantes para comprar, partilhar, jogar e desfrutar da novidade. Alguns estão até a namorar através destes ambientes digitais. Para os consumidores, o metaverso promete experiências quase ilimitadas, fora deste mundo e novas e diferentes formas de estabelecer conexões», comenta, em comunicado, “, Shannon Flanagan, vice-presidente para o retalho e bens de consumo da Talkdesk.

De acordo com o estudo, os homens (73%) são mais propensos do que as mulheres (62%) a visitar estes ambientes digitais, enquanto os Millennials (75%) e a Geração Z (64%) recorrem aos universos virtuais com mais frequência do que os Baby Boomers (45%). As mulheres são mais propensas a utilizar estas plataformas como um showroom virtual, navegando digitalmente pelos produtos antes de regressarem ao mundo físico para fazer compras (25% vs. 18% para os homens).

Para as marcas, aguarda-se uma nova era promissora, segundo a investigação. Cerca de metade dos clientes (47%) que procura produtos no metaverso está a comprar artigos virtuais ou a encontrar inspiração para comprar um produto físico. Apesar de haver ainda trabalho por fazer, existem grandes expectativas sobre a experiência do cliente no metaverso.

Mais de metade (51%) dos consumidores espera que o serviço ao cliente seja melhor neste ambiente e quase um em cada três (32%) acredita que estes ambientes imersivos proporcionarão menos frustração e ansiedade do que telefonar e falar com um agente de apoio ao cliente, enquanto 27% considera que o metaverso vem facilitar o acesso à informação sobre um produto ou uma marca e que será mais eficaz e interactivo procurar a assistência de um avatar omni-agente no metaverso do que interagir com um chatbot online.

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