Guerlain: Conhece os três tons de oud?

Lançada em 2015, a colecção L’Art & La Matière é a expressão máxima da vanguarda criativa da Guerlain, onde cada fragrância é concebida pelos perfumistas da maison francesa, recorrendo às melhores matérias-primas usadas no mundo da alta-perfumaria, tendo – como o nome indica – a intersecção com a arte como ponto de partida. Agora, esta colecção volta a surpreender com o lançamento de três novas fragrâncias baseadas na madeira de oud: Oud Nude, Cherry Oud e Oud Khôl.

Preta por natureza, a madeira de oud é um dos materiais mais misteriosos da perfumaria. Conhecida ao longo dos séculos e em várias culturas como “madeira de aloés”, “madeira de águia”, “gaharu” ou “jinkoh”, caracteriza-se pelo seu aroma potente, obtido a partir de uma resina segregada do núcleo da Aquilaria, uma árvore asiática. A madeira seleccionada pelos perfumistas da Guerlain é proveniente das florestas do Bangladesh, na fronteira com o estado indiano de Assam – sendo a qualidade obtida nesta região designada por “oud Assam”.

De origem sustentável – por cada árvore cortada, 20 são plantadas para as gerações futuras –, é colhida manualmente de acordo com uma técnica ancestral. «A sua essência emana aromas elegantemente amadeirados com toques de couro, subtilmente animalescos», descreve a Guerlain.

Como uma tela em branco nas mãos dos perfumistas da Guerlain, esta matéria-prima deu origem a uma paleta inesperada de cores: bege-nude para Oud Nude; vermelho lacado para Cherry Oud; e preto absoluto para Oud Khôl. Juntas, compõem «um mundo visual cujos motivos abstractos gráficos e cromáticos revelam as cores olfativas da madeira de oud».

A fragrância Oud Nude combina a madeira de oud com o aroma da amêndoa branca, enquanto um acorde de framboesa intensifica os toques de madeira clara do cedro-do-atlas. «A casca desta madeira, incrivelmente tenra e nua, é acariciada sensualmente por uma rosa voluptuosa. Oud é iluminado e revelado através do toque suave do sândalo cremoso, exaltado pela tintura de baunilha de Madagáscar», descreve a Guerlain. O resultado é uma fragrância «amadeirada ambarada, quente e picante». Em termos criativos, a mestre perfumista Delphine Jelk explica que a cor e o aroma de Oud Nude são inspirados nas «linhas puras e sensuais» do célebre escultor romeno Constantin Brâncuși, conhecido pela utilização de tons nude claros.

Com o perfume Cherry Oud, a madeira de oud assume o brilho lacado de uma nota vermelha de cereja e um perfil olfactivo mais floral, através de um duo de rosas no coração da fragrância, composto por um absoluto de rosa turca com toques de mel e essência de rosa búlgara. Para Delphine Jelk, esta referência lembra o vermelho brilhante e vibrante usado pelo artista norte-americano Jeff Koons em algumas das suas esculturas.

Já a fragrância Oud Khôl realça os tons mais escuros desta matéria-prima: tal como um lápis kohl confere pureza e intensidade ao olho, Thierry Wasser, mestre perfumista da Guerlain, utilizou o oud para atingir uma tonalidade absolutamente preta, que faz lembrar as criações do artista plástico Anish Kapoor. «Ampliado por intensificadores de aldeídos, Oud Khôl desorienta com o seu acorde de couro, tingido a carvão, que parece escurecer ainda mais a resina amadeirada. Um acorde de musgo com reflexos de carbono e uma nota deliciosamente inesperada de praliné caramelizado acrescentam riqueza à paleta», refere a marca de luxo.

ARTE SERVIDA NUM FRASCO

Já disponíveis no formato de 100 e 200 ml, as novas criações reforçam a gama L’Art & La Matière, que passa assim a disponibilizar 21 referências. Tal como as restantes fragrâncias desta gama, Oud Nude, Cherry Oud e Oud Khôl são comercializadas no icónico frasco octogonal de L’Art & La Matière, gravado com o emblema da maison francesa, a abelha, e que pode ser recarregado em boutiques e balcões Guerlain seleccionados.

Além disso, o frasco pode ser personalizado, na medida em que a placa que coroa a tampa pode ser escolhida a partir de uma variedade de materiais e cores. Para a nova trilogia de fragrâncias foram criadas três placas de madeira natural, que podem ser combinadas com cada aroma: madeira de nogueira crua para Oud Nude; madeira de wenge para Oud Khôl; e madeira de nogueira vermelha para Cherry Oud. Como um toque final de requinte, as cores do cordão e do selo podem ser alteradas.

Para assinalar o lançamento da sua nova trilogia perfumada, a marca associou-se à jovem artista marroquina Ghizlane Agzenaï, que foi desafiada a criar uma placa de colecção inspirada nas cores que caracterizam as novas fragrâncias. O resultado desta colaboração artística é uma placa de colecção, cujas «formas geométricas entrelaçadas e cores dão ao frasco uma modernidade geométrica, quase hipnótica».

Além disso, Ghizlane Agzenaï, uma estrela em ascensão da arte urbana em Marrocos, imaginou e concebeu as decorações interiores e das montras das mais belas boutiques Guerlain em todo o mundo. Uma forma da maison oferecer às suas novas criações olfactivas uma «personificação vibrante e colorida».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cosmética”, publicado na edição de Setembro (n.º 314) da Marketeer.

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