Aeroporto de Faro passa a chamar-se Aeroporto Gago Coutinho
A partir de agora, o Aeroporto de Faro denomina-se Aeroporto Internacional Gago Coutinho. A mudança de nome insere-se nas celebrações dos 200 anos da independência do Brasil e homenageia o almirante que, há um século, realizou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Foi a 17 de Junho de 1922 que o almirante Gago Coutinho, na companhia do comandante Sacadura Cabral, cumpriu o feito da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, numa viagem entre Lisboa e o Rio de Janeiro, em hidroavião, que durou cerca de dois meses.
“Um dos factores decisivos para o sucesso desta viagem foi a invenção, por Gago Coutinho, de um aparelho de navegação aérea – um novo tipo de sextante”, sublinha a ANA – Aeroportos de Portugal, citada pelo Público. “Por se ter revelado eficaz na navegação entre o rio Tejo e a Baía de Guanabara, acabou depois a ser utilizado nas décadas seguintes na indústria aeronáutica”, acrescenta.
A nova denominação oficial do aeroporto foi aprovada pelo Governo em Conselho de Ministros em Junho. A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro António Costa.