Tabuleiro gigante ensina os mais novos a reciclar na Feira do Livro

O tabuleiro gigante desenhado pela Sociedade Ponto Verde (SPV) para sensibilizar crianças, jovens e famílias para a importância de reciclar e de separar os resíduos correctamente está a caminho da capital. A partir de amanhã, dia 25 de Agosto, o jogo irá estar presente na Feira do Livro de Lisboa, ocupando parte do Parque Eduardo VII durante a 92.ª edição do evento.

Sob o mote “Recicla Mania”, esta acção visa promover hábitos e comportamentos mais sustentáveis junto dos visitantes, partindo de um desafio que coloca à prova os conhecimentos de quem participa. Dúvidas como “É preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?”, “Parti um espelho em casa. Onde coloco os vidros?” ou “Se reciclarmos sempre o papel que utilizamos, qual a matéria-prima que estamos a poupar?” serão esclarecidas.

O tabuleiro gigante – que passou por mais de 20 praias antes de chegar à Feira do Livro de Lisboa – vai funcionar dia 25 de Agosto, das 17h às 21h, e nos dias 27 e 28 de Agosto, assim como, nos dias 3, 4, 10 e 11 de Setembro, sempre entre as 16h e as 20h. Não é necessária inscrição prévia.

«O desígnio da Sociedade Ponto Verde é fazer com que mais portugueses adiram à prática da reciclagem. Para isso, é preciso continuarmos a educar, a sensibilizar e a esclarecer a população para que haja uma maior e melhor participação. A presença da Sociedade Ponto Verde em mais uma edição da Feira do Livro de Lisboa tem, precisamente, este objectivo», esclarece Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Segundo a mesma responsável, o jogo foi muito bem acolhido nos areais portugueses, tanto por pais e educadores como pelas próprias crianças. «Estamos convictos de que, também aqui, será muito bem-sucedido».

Além do tabuleiro Recicla Mania, a SPV vai estar presente no evento através de estruturas de recolha selectiva que vão ser colocadas em diversos pontos do recinto para facilitar o descarte e a separação de embalagens. No ano passado, estes equipamentos possibilitaram a recolha de mais de 29 toneladas de papel e embalagens.

Artigos relacionados