Heinz demonstra que está no top-of-mind… da inteligência artificial

“Até a IA sabe que ketchup é Heinz”. É esta a premissa da nova campanha da marca de ketchup, que pretende provar que a sua notoriedade vai além dos consumidores humanos.

Com recurso a tecnologia de machine learning, que transforma texto ou palavras-chave em imagens, a Heinz instruiu uma máquina a desenhar imagens com base na palavra “ketchup” e outros termos relacionados. O resultado? Todos os desenhos gerados automaticamente pela inteligência artificial assemelham-se aos produtos da marca, seja pela embalagem ou pelo próprio rótulo.

Coincidência? A Heinz acredita que não. Até porque, garante a marca, “não importou a forma como a pergunta fosse colocada”. E não foi por falta de esforço: a pesquisa envolveu keywords como “ketchup impressionismo”, “ketchup arte urbana”, “ketchup carta de tarot”, “tomate ketchup”, entre muitas outras. No final, independentemente das imagens criadas (algumas verdadeiramente bizarras), as semelhanças com os produtos da marca do grupo Kraft são evidentes. “Só pode ser Heinz”.

Esta acção enquadra-se na campanha “Draw Heinz”, lançada no ano passado, através da qual a marca desenvolveu uma experiência social na qual desafiou pessoas dos cinco continentes a desenharem uma embalagem de ketchup. Um ano depois, e com criatividade da agência canadiana Rethink, decidiu levar esse esforço mais além, desta feita desafiando a inteligência artificial.

Confira o filme abaixo:

Artigos relacionados