Pulseiras de fitness motivam utilizadores a caminhar 40 minutos extra

Há quem diga que o primeiro passo para fazer exercício físico é pagar a mensalidade do ginásio. O compromisso financeiro ajuda a garantir que se sai efectivamente de casa, mas também haverá outros truques a considerar: um novo estudo elaborado por investigadores da Universidade da África do Sul mostra que pessoas que usam pulseiras de fitness sentem motivação para caminhar mais 40 minutos diariamente.

O estudo indica que utilizar um wearable deste tipo incentiva a cumprir os objectivos traçados e, em alguns casos, poderá também motivar a ultrapassar as metas estipuladas – sendo que esta provou ser uma realidade para utilizadores de diferentes grupos etários.

Como consequência desta motivação extra, o mesmo estudo, publicado na revista científica Lancet Digital Health, sugere que usar pulseiras de fitness também ajuda a perder peso: os 40 minutos extra diários serão equivalentes a mais 1800 passos e ajudarão a perder uma média de um quilo em cinco meses.

«A pessoa comum ganha cerca de meio quilo por ano, por isso perder um quilo no decorrer de cinco meses é significativo», comenta a professora Carol Maher, co-autora do estudo, citado pelo jornal britânico Independent.

Artigos relacionados